Como podemos dividir os materiais não metálicos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Materiais não-metálicos - naturais e sintéticos. Essa separação em grupos está diretamente relacionada às propriedades desses materiais. Na simples verificação e comparação dos materiais da tabela podemos tirar conclusões sobre as propriedades dos materiais.

Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.

As principais propriedades destes materiais so: alta resistncia compresso, dureza elevada, resistncia qumica e altas temperaturas entre outras.

Os metais não ferrosos são todos aqueles que possuem uma empregabilidade na indústria ou na engenharia, mas que não contém o elemento ferro. Dentro deles, podemos destacar os seguintes metais: Alumínio, Cobre, Chumbo. O Alumínio, apesar de ser uma material leve, apresenta uma excelente resistência mecânica.

Os separadores magnéticos são equipamentos capazes de separar materiais ferrosos e não-ferrosos por meio da força magnética. Essa técnica é amplamente utilizada em diversos setores, desde a mineração até a reciclagem de resíduos.

Recursos não metálicos são os demais, isto é, aqueles que não dispõem das propriedades típicas dos elementos metálicos. São exemplos o calcário, o basalto e sais. Recursos energéticos não necessariamente são minerais sólidos.

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Minerais não metálicos
São materiais extraídos de rochas, mas sua composição não contém elementos químicos metálicos e, por isso, não conduz eficientemente a corrente elétrica. Entre os principais exemplos estão a água, o enxofre, o diamante e a areia.

Resumo. A Planície do Pantanal, a maior área inundável da América do Sul, é limitada por três planaltos onde estão concentrados os recursos minerais não-metálicos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na Tabela Periódica, os metais são classificados em subgrupos, de acordo com suas propriedades periódicas mais específicas, sendo agrupados em metais alcalinos, metais alcalinoterrosos ou metais de transição interna ou externa.

Os metais podem ser classificados em: representativos, de transição e de transição interna.

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).

Os elementos não metálicos são: hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, carbono, fósforo, selênio, enxofre, halogênios e gases nobres. Os halogênios são os elementos que pertencem ao grupo 17: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e tenessino.

São classificados como metais ferrosos quando o ferro é o elemento principal na liga. Os metais predominantes nessa categoria são o ferro fundido, o aço e suas ligas.

As lixeiras amarelas são usadas para se jogar metal; as azuis, papel; as verdes, vidro; e as lixeiras vermelhas, plástico. Pilhas e baterias não são materiais recicláveis, mas se jogarmos esses materiais no meio ambiente, eles irão contaminá-lo.

O tipo de separação depende do tipo de mistura. Alguns dos métodos de separação de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada.

Os recursos minerais são divididos em duas categorias: metálicos e não metálicos.

Recursos Minerais: Entenda mais sobre

  • Tipos de recursos minerais. Os recursos minerais, essencialmente não renováveis, podem ser classificados de acordo com as propriedades dos materiais e a utilização deles. ...
  • Recursos não metálicos. ...
  • Recursos e reservas minerais.

a) Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Costumam ser bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre etc. b) Minerais não metálicos: são aqueles não compostos por elementos químicos metálicos, tais como diamante, calcário e areia.

A classificação dos materiais consiste no estabelecimento de grupos ou famílias de materiais em uso na organização, de acordo com sua utilidade, natureza, forma, dimensão, peso, tipo, uso, etc.