Como podemos dividir os contatos sociais na sociologia?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Os contatos sociais primários referem-se àqueles contatos que são diretos. A relação familiar, por exemplo entre filhos e pais, é um contato social primário, pois é uma relação moldada pelo laço emocional e de proximidade. Já os contatos sociais secundários estão associados às relações impessoais ou formais.

Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.

Em resumo, a principal diferença entre contato primário e secundário é a intensidade e a profundidade das relações que são estabelecidas entre as pessoas. O contato primário envolve relações mais íntimas e duradouras, enquanto o contato social secundário envolve relações mais superficiais e menos duradouras.

Resposta. Dois tipos de contatos sociais: primários e secundários. Já os contatos sociais secundários apontam para relações impessoais, formais, seja para resolver um problema ou adquirir algum produto ou serviço.

O contato social é aquele que acontece entre dois ou mais indivíduos o que pode conter desde contato físico até relações próximas na sociedade. A organização social é um todo que compreende os diversos aspectos organizativos de um povo.

Significado de Contatos
Contatos é o plural de contato. O mesmo que: proximidades, toques, comércios, contágios, convivências, convívios, influências, ligações, tratos.

Relacionamentos saudáveis, pautados por uma convivência social plena e harmoniosa, são itens vitais para nosso bem-estar no mundo, e essas interações começam na infância. Conexões sociais positivas ajudam a garantir um desenvolvimento saudável, tanto física quanto emocionalmente.

Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.

O grupo primário, pequeno e íntimo, é um grupo restrito, em que cada membro pode estabelecer contactos diretos com os outros membros, através de relações fortes e solidárias, o que justifica a sua importância na vida dos indivíduos. O exemplo mais típico deste grupo é a família.

O termo relações sociais denomina o conjunto amplo de interações que os indivíduos estabelecem no convívio em sociedade. Como conceito, ele é explorado por diferentes campos de estudo, como a sociologia, história e psicologia.

Os processos sociais se distinguem em associativos, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e dissociativos, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc. Os processos associativos são: cooperação, acomodação e assimilação.

Os grupos sociais correspondem às relações estabelecidas entre duas ou mais pessoas. Segundo a sociologia, é uma forma de interação que visa alcançar objetivos e interesses em comum. Também caracteriza-se pela sensação de identidade, na qual é criada por meio da convivência.

Um processo social pode ser classificado em associativo ou dissociativo. No caso do associativo, ele compreende o estabelecer de relações positivas, tais como relações de cooperação, assimilação e acomodação.

Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Adquirido: esse tipo de status é recebido de forma alheia a nosso desejo, por exemplo, os herdeiros de uma família nobre que adquire o status social, por pertencer a tal grupo distinto. Atribuído: nesse caso, o status é atribuído ao indivíduo de acordo com suas escolhas e esforços na vida, por exemplo, um empresário.

O primeiro contato que o ser humano tem, ao nascer, é a família: primeira- mente, com a mãe, por meio dos cuidados físicos e afetivos, e, paralelamente, com o pai e os irmãos, que transmitem atitudes, crenças e valores que influenciarão no seu desenvolvimento psicossocial.

A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum.

Resposta: Podemos dividir os contatos sociais em basicamente dois tipos: Contatos primários - Estes estão relacionados aos contatos de base emocional e pessoal. Contatos secundários - Trata-se dos contatos impessoais e formais.

Por meio da boa convivência com os contatos profissionais, é possível conhecer potenciais clientes, receber apoio em objetivos e melhorar ou criar projetos.

Entenda as necessidades específicas de cada pessoa
Saber exatamente quais são os problemas de certo cliente ou lead é um dos fundamentos para um atendimento pessoal eficiente. Compreender suas necessidades e desejos de fato é uma atitude que o levará a ter uma experiência otimizada.

Por meio do contato social, as pessoas se relacionam socialmente, criam laços de identidade, aproximam-se e desenvolvem maneiras de atuação e determinados comportamentos que vão ser a base da formulação dos grupos sociais, bem como da sociedade.