Como podemos descrever um produto que possui combustão espontânea?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os materiais que podem sofrer combustão espontânea são chamados de pirofóricos, sendo o sódio um grande exemplo. Esses materiais têm uma temperatura de autoignição menor que a temperatura ambiente, por isso basta o contato com ar ou água para que a combustão seja provocada.

Em seu livro de 1995, Ablaze!, Larry E. Arnold escreveu que havia cerca de 200 relatos citados de combustão humana espontânea em todo o mundo ao longo de cerca de 300 anos.

A combustão ocorre quando o combustível (substância de potencial energético) é oxidado pela ação do comburente (geralmente ar atmosférico ou gás oxigênio), produzindo energia na forma de calor.

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.

Os produtos formados são CO ou carbono e água. Quando a combustão é incompleta, forma-se a fuligem, uma fumaça escura, formada por minúsculas partículas de carvão.

A combustão ocorre quando um combustível reage com oxigênio e produz calor, gás carbônico e água (se for completa) ou monóxido de carbono ou fuligem (se for incompleta).

Combustão humana espontânea é um termo usado para descrever quando um corpo humano pega fogo sozinho, sem qualquer fonte externa de ignição. Ao longo da história, existem relatos de pessoas que queimaram até a morte sem motivo aparente e, estranhamente, os lugares ao redor não foram afetados pelo incêndio.

Propriedade de alguns corpos que pode originar de modo espontâneo sua combustão. Costuma produzir-se em determinadas substâncias armazenadas (como ex. a juta) e é devida à ação oxidante de certos micro-organismos.

Exemplos desta categoria: Carvão, de origem animal ou vegetal - cód ONU 1327, Farinha de Peixe - cód ONU 1374, Zircônio em pó - cód ONU 2008.

Quais são as fases de incêndio?

  • Ignição. Trata-se da fase inicial e a maneira como o incêndio começa depende de inúmeros fatores. ...
  • Propagação. Neste estágio, o incêndio começa a se espalhar por todo o ambiente. ...
  • Combustão contínua. Neste estágio, ocorre a reação em cadeia. ...
  • Redução.

O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados.

Resposta: Quando a combustão é completa, é CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água). Quando a combustão é incompleta, é CO (monóxido de carbono) e H2O (água).

A importância da combustão pode ser aferida pela sua participação na produção total de energia: cerca de 80 % da energia no mundo, inclusive o Brasil, é produzida através de processos de combustão de derivados de petróleo, gás natural, carvão ou biomassa.

Reações de combustão
Um exemplo é o enxofre, presente na gasolina, que reage com o oxigênio ou hidrogênio formando SO2 e H2S. A combustão incompleta também produz óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos, aldeídos e particulados, além da fuligem preta típica dos motores mal regulados.