Como podemos demonstrar gentileza?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Atos simples de gentileza:

  1. Cumprimente as pessoas com sorriso e um bom dia, boa tarde ou boa noite.
  2. Abra a porta para alguém entrar primeiro.
  3. Ajude alguém necessitado a atravessar a rua.
  4. Deixe a pessoa que tem menos compras passar na sua frente na fila no mercado.
  5. Recolha algum lixo ao caminhar.

Pequenos gestos como demonstrar um sorriso, oferecer um abraço de conforto e uma mão amiga são considerados atos gentis do dia a dia. Além disso, alguns pensadores defendem que a gentileza depende da escolha e por isso é um ato voluntário sincero.

Cumprimentar as pessoas, com um bom dia, boa tarde ou boa noite; Pedir licença quando precisar passar pela frente das pessoas; Dar passagem ao carro de outra faixa, que precisa passar na sua frente; Elogiar, sempre que possível, as pessoas com quem convive.

Não precisamos dar muitas voltas para explicar o que isso significa, afinal, todos conseguimos identificar uma pessoa gentil. Ela está sempre sorrindo quando conversa com alguém, faz boas ações, é educada e não fala com aspereza. Inclusive, as ações de pessoas gentis são também chamadas de “gentilezas”.

Carinho e cuidado por todos os cantos da escola
O dicionário descreve a palavra “gentileza” como “ação nobre ou distinta”. Mas, muito além de aprender o significado da palavra, os alunos colocaram a gentileza em prática.

A cordialidade é essencial para a gentileza. Os termos não denotam exatamente a mesma coisa, apesar de aparecerem em dicionários como sinônimos. Como já vimos, ser gentil é mais do que ter boas maneiras, ser simpático e receptivo: é doação, é fazer o bem espontaneamente e se sentir melhor por isso.

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

Que benefícios a gentileza nos traz? Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, e propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.

Devemos utilizar o substantivo feminino gentileza sempre que quisermos referir a qualidade de quem é gentil, sendo sinônimo de amabilidade e afabilidade. Traz ainda assim Celso Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal: “Sua gentileza muito os obrigou.”. Em termos semelhantes: “Sua gentileza tornou-os gratos.”.

Há também evidências de que ele melhora o sistema imunológico e ajuda as pessoas a viver mais. Favorece a felicidade: praticar atos gentis aumenta o sentimento de satisfação com a vida.

Resposta. não deixar lixo debaixo das carteiras, ajudar a organizar a sala, fazer silêncio na hora que o professor estiver explicando matéria, entre outros.

2. Ato, postura ou forma de agir que demonstra cortesia, amabilidade ou atenção; afabilidade, educação ou delicadeza; civilidade, cortesia ou urbanidade; 3.

Gentileza é uma característica pessoal que torna a pessoa capaz de ser amável, educada ou cordial. Uma pessoa gentil distingue-se por agir de maneira elegante e nobre, sendo atenciosa, respeitosa e cuidadosa com os outros.

- Discutir e chegar ao conceito de amizade e respeito. - Desenvolver a troca de amor através de amizade. - Incentivar o gosto pela leitura oferecendo oportunidade de manuseio e leitura de vários títulos de Literatura Infantil. - Criar entre os alunos situações para que haja entrosamento.

O que é ser gentil no trabalho? Ser gentil no trabalho, entre tantas atitudes, é basicamente agir com educação no dia a dia, ser empático com seus colegas e prezar sempre pelo espírito colaborativo durante a execução dos projetos.

Segundo Suze, a falta de gentileza e o individualismo são fatores que se agravam através do tempo. “Com a busca cada vez maior por status social e financeiro, as pessoas acabam deixando em segundo plano as relações afetivas para priorizar a relação com o dinheiro”, afirma.

cortês. 1. Que tem cortesia; que é delicado nas maneiras ou palavras; polido.

1 educado, afável, amável, amistoso, atencioso, atento, cavalheiresco, cavalheiro, cavalheiroso, cortês, deferente, delicado, gracioso, lhano, mimoso, obsequioso, polido, simpático.

“Onde quer que haja um ser humano, haverá oportunidade para uma gentileza.” (Sêneca)

"A gentileza produz vínculos e laços sociais fortalecidos, que são importantes para a construção de uma sociedade mais harmônica, mais justa e mais equânime, o que é fundamental para as quebras de paradigmas, estereótipos e preconceitos que permitem a construção de um novo projeto de sociedade, capaz de combater as ...