Como podemos definir uma reação reversível Cite um exemplo?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

As reações reversíveis são aquelas em que os reagentes são regenerados pela reação entre os produtos. Muitas reações processam-se somente enquanto houver reagentes. Por exemplo, digamos que você coloque um comprimido antiácido na água, ele começa a reagir, gerando aquela efervescência que conhecemos bem.

A reação de glicose e oxigênio que produz água e gás carbônico é um exemplo de reação irreversível. No entanto, algumas reações químicas não adotam o mesmo comportamento, e por isso são chamadas de reversíveis.

A quema do papel é uma reação irreversível. Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. Um exemplo claro é o da imagem acima, a combustão ocorre até que o fogo consuma toda a folha de papel, daí então só restam as cinzas.

Resposta: Uma reação reversível é uma reação química que pode ocorrer no sentido na qual reagentes se transformam em produtos e a medida que se formam, regeneram os reagentes iniciais.

Sistemas Químicos Reversíveis: A reversibilidade é uma característica da reação e está associada a condições como: tempera- tura, pressão e concentração dos reagentes. Algumas reações só são reversíveis sob condições especificas.

- PROCESSO REVERSÍVEL é aquele que pode ocorrer em ambos os sentidos, passando por todas as etapas intermediárias, sem que isso cause modificações definitivas ao meio externo.

Sobre esta aula: Nesta aula trabalharemos com um experimento simples e de fácil compreensão para seus alunos, para que os alunos concluam que o derretimento do chocolate se trata de uma transformação reversível.

Um processo é dito reversível se o sistema e todas as partes da sua vizinhança puderem retornar exatamente ao estado inicial. Todos os processos são irreversíveis, e processos reversíveis não podem ocorrer.

Em uma reação reversível, reagentes transformam-se em produtos, mas produtos também podem voltar a ser reagentes. Na verdade, a reação direta e a reação oposta ocorrerão ao mesmo tempo. Isto continua até atingir um certo equilíbrio relativo entre reagentes e produtos — um estado chamado equilíbrio.

O que são reações reversíveis? São reações químicas nas quais os reagentes se transformam em produtos e estes podem reagir entre si de maneira a regenerar os reagentes iniciais. Como as reações reversíveis acontecem nos dois sentidos indicados, elas tendem para um estado de equilíbrio, chamado de Equilíbrio Químico.

O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.

1. Que não se pode reverter. 2. Que não se pode fazer no sentido inverso.

O estado irreversível significa que ainda há vida, mas o paciente se encontra em estado terminal, ou seja, no qual nenhum tratamento é capaz de melhorar o estado de saúde, explica a oncologista Rachel Riechelmann, head de Oncologia do Hospital A.C. Camargo.

Obs.: reação direta é aquela em que os reagentes se transformam em produtos, já a reação inversa é aquela em que os produtos se transformam em reagentes.

Algumas reações químicas ocorrem completamente, devido ao consumo total de pelo menos um dos reagentes participantes da reação. Esse tipo de reação é irreversível. Quando isso não ocorre e, portanto, a reação não se completa totalmente, temos uma reação reversível.

Reações reversíveis são aquelas que ocorrem nos dois sentidos, isto é, são aquelas em que os reagentes vão se transformando nos produtos e esses, à medida que vão aparecendo, passam também a reagir entre si, regenerando os reagentes.

Alguns exemplos de reações reversíveis são: produção da amônia, formação de estalactites/estalagmites nas cavernas e a formação de gás carbônico ao se abrir uma lata ou garrafa de refrigerante.

Exemplos de reversibilidade
Em recipiente fechado, fundir o gelo e posteriormente voltar a congelá-lo. Em ambiente fechado, evaporar a água e voltar a condensá-la. Estirar, por compressão ou estiramento, uma mola numa pequena variação de comprimento (logo recupera-se a forma original da mola).

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

O processo de transferência de energia por calor, de um corpo com certa temperatura para outro corpo com temperatura menor, é irreversível porque ocorre espontaneamente em um único sentido, do corpo com temperatura maior para o corpo com temperatura menor.