Como podemos definir os esportes considerados de rede parede?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Esportes com rede divisória ou parede de rebote: são as modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária, sobre uma rede ou rebatendo contra uma parede, dificultando interceptação da defesa do adversário para que a bola ou o objeto toque ...

Exemplos de esportes de rede: voleibol, vôlei de praia, futevôlei, peteca, tênis, tênis de mesa, pádel, badminton, ringtennis. Exemplos de esportes de parede: squash, pelota basca, raquetebol.

Podemos citar como exemplos os esportes com rede divisória como o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis.

Esportes de invasão
Um esporte de invasão pode ser visto como aquela disputa em que um jogador, ou uma equipe/time de jogadores necessita invadir o espaço adversário afim de pontuar.

Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.

Esportes com rede divisória ou parede de rebote
Podemos citar como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis. E como exemplos de esportes com parede de rebote, a pelota basca, raquetebol, squash, etc.

O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez. A Badminton House era propriedade do Duque de Beaufort's. Sua popularidade foi crescendo com o passar do tempo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América.

Em todas as modalidades, as regras são as mesmas: os jogadores, individualmente ou em duplas, são separados por uma linha no chão ou por uma rede e devem rebater a pelota (bola) contra um frontão (duas paredes em ângulo de 90°).

No dicionário, a definição de esporte é “cada uma das atividades físicas desenvolvidas por uma pessoa ou um grupo, com regularidade ou não, com o fim de recreação ou competição”.

Vôlei. O Vôlei é com certeza o mais famoso no Brasil.

As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.

Os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote são modalidades cujo objetivo é lançar, arremessar ou rebater um objeto (bola ou peteca) em direção à quadra adversária, sobre uma rede ou contra uma parede, de maneira que o adversário seja incapaz de devolvê-lo (GONZÁLEZ, 2006).

Esportes de rede divisória ou parede de rebote: voleibol.

Os materiais que diferenciam os esportes de rede para os esportes de parede estão nas raquetes, assim como redes próprias (estejam suspensas no ar ou não), além das bolas que são utilizadas, umas maiores do que as outras e o material fabricado. Por exemplo, o badminton.

Esportes de invasão : basquetebol - futebol - futsal - handebol - ultimate frisbee.

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de parede.
  • Esportes de combate.
  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatório.

São exemplos: golfe, sinuca, boliche, tiro esportivo, tiro com arco e flecha, dardos, croquet, curling e bocha.

Resumo. Existem várias modalidades de esportes radicais para quem deseja arriscar uma atividade nova, como os vistos: asa-delta, bicicross/BMX, motocross, balonismo, surfe, paraquedismo, rafting, mountain biking, escalada, trekking, mergulho, parapente e skate.