Como podemos definir o que é cultura?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.

De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.

A cultura pode ser definida como o conjunto de crenças, costumes, gastronomia, tradições, leis, linguagem, expressões artística, musical e literária de um povo. Ela é importante na luta contra a discriminação, na preservação da memória e formação crítica dos cidadãos.

Resposta. Explicação: Os costumes, as tradições e a maneira geral de proceder existentes em uma organização devem- se, em grande parte, ao que ela fez antes e ao grau de sucesso que ela tem alcançado com seus esforços. Esse princípio nos leva à fonte última da cultura de uma organização: seus fundadores.

Define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, 'relacionada ao tempo', de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se "empilhem" no interior dos grupos humanos.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

O que é cultura? A resposta envolve uma definição complexa. Trata -se do conjunto de conhecimentos, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo.

Aos olhos da sociologia cultura é tudo aquilo que vêm da criação humana, como por exemplo, ideias, costumes, leis, crenças e até as vestimentas.

Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Ou melhor, o sistema de ideias a partir das quais o tempo transcorre.” José Ortega y Gasset, filósofo, jornalista e ativista político espanhol.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Para a antropologia, cultura é uma rede de significados que dá sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc.

O termo “cultura” tem origem latina em cultura, surgindo no século XIII para designar uma parcela de terra cultivada. No século XVI representa a acção de cultivar e a partir de meados adquire um significado abstracto para designar o aperfeiçoamento de uma competência, capacidade ou vertente intelectual.

O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural. Esse conjunto tende a seguir certos padrões dentro de sociedades, o que cria um aspecto identitário para as culturas de determinadas sociedades.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

A importância da cultura na sociedade
A cultura se define como um importante modelo comportamental da nossa sociedade, gerando particularidades aos grupos e, ao mesmo tempo, agregando nossa sociedade que é tão diversificada e plural. Além disso, tem importância no comportamento da sociedade.

Exatamente pela questão da diversidade, a cultura brasileira deve ser vista como heterogênea, pois é resultado de diferentes elementos culturais, que se expressam nas distintas regiões do território brasileiro.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.

A Cultura Popular Brasileira
Fundamentada no saber vulgar, de transmissão oral, embora se divida em componentes rural e urbano, a cultura popular ela foi e sempre será transmitida de geração em geração. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

  • 7 Tipos de Cultura. Cultura de Massa. ...
  • Cultura Erudita. Diferente da cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos. ...
  • Cultura Popular. ...
  • Cultura Material. ...
  • Cultura Imaterial. ...
  • Cultura Organizacional. ...
  • Cultura Corporal.

Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.

São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Só o homem possui cultura. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.