Como podemos definir a ginástica?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

A ginástica é caracterizada por ser uma disciplina que busca desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo por meio de rotinas de exercícios físicos. Pode ser realizado como esporte ou recreativo.

Se trata de um grupo de técnicas corporais, com finalidades distintas, podendo se adequar a diversos grupos e condições, de acordo com o objetivo individual para sua prática. Se trata de um grupo de técnicas corporais voltadas apenas ao desempenho físico.

A ginástica geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica, como por exemplo: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim. A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social.

O objetivo da Ginástica Geral é promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, porém, respeitando as individualidades, em busca da autossuperação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades ...

A prática da ginástica ajuda o indivíduo a obter um corpo mais saudável e forte, pois queima gordura, tonifica os músculos e ajuda na obtenção de elasticidade. Além disso, é notável o ganho de equilíbrio e a melhora na postura das pessoas que praticam ginástica.

A ginástica funcional é um método de atividade física baseada em movimentos do cotidiano, como levantar, agachar, puxar ou empurrar. O objetivo desses exercícios é fortalecer, definir, melhorar a flexibilidade e aumentar a resistência e o equilíbrio corporal para os movimentos do dia a dia.

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.

É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em ...

A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rítmica. Os homens, na mesma época, só faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

Agora, enquanto na ginástica rítmica tem as competições em conjunto, que os atletas se apresentam juntos, na ginástica artística tem as disputas por equipes. E nesse caso, ganha o time que somar o maior número de pontos. Mas também tem as provas masculinas e femininas individuais, tá?

Resposta: ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Para o GGU, a Ginástica Geral é entendida como uma manifestação da Cultura Corporal que, reunindo as diferentes interpretações da Ginástica (Natural, Construída, Artística, Rítmica Desportiva, Aeróbica, entre outras), busca integrá-las com outras formas de expressão corporal (Dança, Folclore, Jogos, Teatro, Mímica...) ...

Friedrich Ludwig Jahn

Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje.

Etimologia. O termo "ginástica" originou-se dos termos gregos "gymnastiké", que etimológicamente significa a "arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo" e, gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.

Os benefícios da ginástica diária

  • Melhora a disposição. O organismo libera hormônios e outras substâncias químicas, durante e após a prática de atividade física, o que faz aumentar o grau de disposição e satisfação. ...
  • Sensação de relaxamento. ...
  • Saúde mental. ...
  • Melhora a autoestima. ...
  • Melhora a qualidade do sono. ...
  • Ajuda a melhor idade.

A ginástica para todos - GPT é uma modalidade abrangente fundamentada nas atividades ginásticas, valendo-se ainda de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas, expressos através de atividades livres, criativas e de inclusão.

A ginástica geral tem essa finalidade: todos podem e a devem praticar, não importa a idade, altura, peso, flexibilidade. Ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria, interação entre as pessoas, movimentar-se tendo prazer ao mesmo tempo, proporcionando bem estar físico e mental.