Como podemos contribuir para o consumo sustentável dos produtos florestais?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

As dicas são do Instituto Akatu, organização especializada em consumo consciente:

  • Compre produtos de madeira certificada. ...
  • Reduza seu consumo de carne bovina. ...
  • Doe para programas de conservação de florestas. ...
  • Não compre produtos que ameaçam a vida animal.

Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

E pesquisas científicas comprovam: o uso racional dos produtos naturais resulta em aumento de produtividade e de renda, ao mesmo tempo que garante a regeneração e conservação da natureza.

Dia de Proteção às Florestas: veja cinco formas de ajudar a salvar as árvores

  1. Use o papel com sabedoria. Podemos evitar que árvores sejam cortadas usando menos papel. ...
  2. Escolha uma lancheira sustentável. ...
  3. Crie com o lixo. ...
  4. Peça emprestado, compartilhe e doe livros. ...
  5. Plante uma árvore.

O uso consciente dos recursos naturais, a conscientização das gerações futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente são as principais medidas para diminuir o impacto ambiental.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Com pequenas atitudes é possível exercitar o consumo sustentável, entre as ações que podemos incluir em nosso dia a dia destacam-se: utilizar água de forma moderada, equilibrar o consumo de energia, comprar produtos que utilizem menos recursos naturais e que podem ser reciclados, entre outras.

Aprenda a economizar.

  • Evite o desperdício de alimentos. O consumo sustentável de alimentos também é outra dica importante, principalmente quando se trata de evitar o desperdício. ...
  • Cultive sua própria horta. ...
  • Coma menos carne. ...
  • Evite embalagens plásticas descartáveis. ...
  • Controle o consumo de energia.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

Pequenas mudanças na rotina do consumo da família podem ajudar a amenizar esse impacto, que já é gigantesco

  • Compre somente o necessário. ...
  • Evite andar de carro. ...
  • Diminua o consumo de carne bovina. ...
  • Prefira produtos orgânicos. ...
  • Consuma tudo pela metade. ...
  • Troque mais, descarte menos. ...
  • Evite o desperdício. ...
  • Doe o que você não usa mais.

Caminhar e andar de bicicleta são hábitos que ajudam a manter seu corpo saudável e evitam a emissão de gases de efeito estufa. Quando não puder fazer isso, escolha o transporte público como ônibus e metrô. Se precisar usar o carro, dê ou peça carona.

Veja algumas ações sustentáveis para serem colocadas em prática: Reduza o consumo de água = feche a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, também diminua a quantidade de água derramada na hora do banho; Economize energia = tire da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados no momento.

Exemplos de Sustentabilidade
Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Pequenas ações podem ser o melhor caminho para transformar nossos hábitos, como separar o lixo reciclável para facilitar a coleta seletiva, reaproveitar o lixo orgânico por meio da compostagem, reduzir a utilização de plástico, ser consciente no consumo de água e energia e sempre compartilhar boas práticas.

Isso inclui:

  1. reduzir o uso do papel;
  2. economizar energia;
  3. economizar na conta de água;
  4. adotar práticas de reciclagem;
  5. adquirir equipamentos com melhor eficiência energética;
  6. adotar o uso de transportes alternativos, como trabalhar de bicicleta ou transporte coletivo;
  7. não poluir;
  8. respeitar as leis ambientais.

Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Durante os primeiros meses de vida regue as árvores ao menos uma ou duas vezes por semana. Em períodos de estiagem, se as árvores forem ornamentais, é necessário regá-las mesmo depois de adultas. Outro cuidado importante são as podas.

São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a ...

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  1. Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  2. Usar sacolas retornáveis. ...
  3. Reduzir o uso de gasolina. ...
  4. Economizar água. ...
  5. Use menos energia.