Como podemos contabilizar o tempo da natureza?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Existem, no entanto, diferentes maneiras de compreender o tempo. Tempo da natureza: Não depende da vontade humana, ele passa e é irreversível. Esse tempo pode ser percebido por exemplo, pelo envelhecimento das pessoas, crescimento das árvores, o anoitecer e o amanhecer, entre outros.

Para medir a passagem do tempo uma das primeiras coisas que a humanidade utilizou foi o movimento dos corpos celestes, tais como o Sol, a Lua, os Planetas ou as Estrelas em relação a Terra. O mais simples e mais fácil de ser observado é o movimento que o Sol faz e que dá origem ao dia.

Existem vários instrumentos que utilizamos para medir essa grandeza: controlamos os dias em relação ao ano com base no calendário, controlamos as horas, os minutos e os segundos com base no relógio, e, para medir a variação de tempos mais curtos, utilizamos cronômetros.

Passar um tempo na natureza pode ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis e gratificantes. Essa proximidade é importante para a saúde mental e o bem-estar. Demonstrou-se que reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Também melhora o humor e aumenta a autoestima.

O tempo da natureza tem sua periodização relacionada diretamente aos fenômenos naturais, ou seja, sem interferência humana, a exemplo do nascer e pôr do sol, enquanto o tempo cronológico designa as invenções mecânicas para seu domínio, como os relógios e calendários.

Enquanto o tempo humano é monitorado pelas convenções antrópicas,sabe-se que o tempo da natureza não é medido da mesma maneira, já que este independe da vontade humana e envolve o processo de envelhecimento dos seres vivos e com a germinação e desenvolvimento de plantas, por exemplo.

Resposta verificada por especialistas
Para marcar o tempo podemos utilizar 3 fenômenos naturais, sendo elas, o Sol, a Maré, o Dia e a Noite.

No nosso dia a dia, há várias unidades de medida de tempo, como os dias, anos, meses, mas a principal é a hora. Como submúltiplo da hora, temos os minutos – 1 hora possui exatamente 60 minutos. O minuto serve para medir intervalos de tempo um pouco menores, como o tempo de deslocamento de um bairro até outro.

Mesmo sem relógios e calendários, somos capazes de perceber que depois do dia vem a noite, as mudanças de fase da Lua, os ciclos de plantio e de colheita, as estações do ano, o desenvolvimento de plantas e de animais, até mesmo as fases da vida de um ser humano.

Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.

A relação entre homem e natureza pode passar despercebida para boa parte dos indivíduos e grupos sociais. No entanto, essa relação é determinante no que se refere à maneira como o homem percebe e apropria-se da natureza, em especial, dos bens e recursos do denominado ambiente natural2.

A necessidade de contar o tempo surgiu ainda na pré-história para o atendimento às questões mais básicas de sobrevivência e, pode-se dizer, tal necessidade continua atual. Nossos afazeres, lazer, trabalho e até mesmo o sono estão atrelados à contagem de tempo para cada atividade.

O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

O termo Homo sapiens exemplifica essa inserção. Entretanto, o tempo humano (que é propriamente o tempo da História) é diferente do tempo natural por ser fruto da percepção que temos da ação do tempo natural sobre nós.