Como podemos colaborar para melhorar o ar que respiramos continue o que eu comecei?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do ar

  1. Use transporte público. Avalie a viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. ...
  2. Utilize mais bicicleta. ...
  3. Prefira biocombustível. ...
  4. Invista em carona solidária. ...
  5. Não faça queimadas. ...
  6. Ajude a plantar árvores.

O ar deve ser o mais puro possível. Faça sua alimentação em ambiente de ar puro, e após, caminhe por uns 5 a 10 minutos, ao sol e ao ar livre. Após a caminhada, descanse 20 a 30 minutos. Muitos se encontram frágeis e doentes por viverem em ambientes sem boa ventilação, sem ar puro.

A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.

Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc. Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.

Os processos industriais e de geração de energia, os veículos automotores e as queimadas são, dentre as atividades antrópicas, as maiores causas da introdução de substâncias poluentes à atmosfera, muitas delas tóxicas à saúde humana e responsáveis por danos à flora e aos materiais.

Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:

  • Separe o lixo limpo.
  • Não despeje óleo de fritura na pia da cozinha.
  • Não jogue lixo nas areias das praias.
  • Não descarte móveis usados em terrenos abandonados.
  • Descarte pilhas e baterias em locais apropriados.

Alguns dos problemas causados podem incluir doenças respiratórias como:asma, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e cardiovasculares. Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite.

A importância do ar para os seres humanos
É através do oxigênio que o cérebro controla e distribui, adequadamente, a energia necessária para realização de suas atividades e coordenação dos processos de funcionamento da anatomia humana.

Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

O ar puro é basicamente um remédio natural para a saúde. É bem fresco pela manhã e ajuda a oxigenar os pulmões e beneficia a circulação do sangue, já que é o horário que se concentra menos impurezas no ar.

ar fresco. O ar é mais fresco pela manhã. Ajuda a oxigenar os pulmões e beneficia a circulação do sangue, já que é o horário com menor concentração de impurezas no ar. e mantê-los arejados, principalmente durante a noite.

O que é um purificador de ar
Ou seja, ele elimina fungos, bactérias, micróbios, vírus, poeira, odores, fumaça e resíduos de produtos químicos de um ambiente. Ao melhorar a qualidade do ar, o purificador de ar ajuda a evitar quadros alérgicos, como sinusite, rinite, asma e outros.

De acordo com o estudo “Árvores e os efeitos da floresta na qualidade do ar e na saúde humana nos Estados Unidos“, o material particulado, que é prejudicial aos pulmões, é retido na superfície das árvores, enquanto as folhas atuam como filtros, absorvendo gases poluentes.

Árvores são fontes de oxigênio
Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio. No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem.

A poluição do ar é causada principalmente pelas atividades antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis por veículos terrestres e a atividade das indústrias e usinas, embora não se restrinja a esses fatores.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  1. Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  2. Usar sacolas retornáveis. ...
  3. Reduzir o uso de gasolina. ...
  4. Economizar água. ...
  5. Use menos energia.

Dentre os principais poluentes do ar estão: monóxido de carbono, dióxido de carbono, chumbo, dióxido de enxofre e óxidos de azoto. Esse tipo de poluição implica diversos fatores de risco para a saúde humana, bem como aumenta problemas ambientais como o efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida, dentre outros.

Entre elas, estão: operar os equipamentos dentro de suas capacidades nominais, realizar uma boa operação e manutenção dos equipamentos de produção, adequar o armazenamento de materiais pulverulentos, mudar os processos, equipamentos, operações e combustíveis.

Principais fontes de poluição do ar
Principalmente poeira do deserto, sal marinho e emissões de enxofre vulcânicos e orgânicos libertados pela vegetação. Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo. Transportes rodoviários e não rodoviários em terra.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

- Boa: O valor do IQA está compreendido entre 0 e 50. A qualidade do ar é satisfatória e apresenta pouco ou nenhum risco para a saúde da população. - Regular: Compreende a faixa de IQA entre 51 e 100.