Como podemos aplicar a ética na escola?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Algumas atitudes são imprescindíveis:

  1. Respeitar a diversidade existente em sala de aula;
  2. Motivar a aprendizagem;
  3. Inovar para que as aulas sejam sempre criativas;
  4. Tratar os alunos de forma ética sem privilegiar ou rotular;
  5. Dar o exemplo a ser seguido;
  6. Ter uma postura ética ao falar com os alunos;

O papel da escola é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas. Falar de ética, nada mais é do que referenciar a conduta humana.

- Não colar em avaliações ou elaboração de trabalhos escolares. - Não usar trabalhos prontos, disponíveis na Internet, para entregar aos professores. - Não praticar bullying. - Buscar ter um comportamento que crie um ambiente positivo e agradável na escola.

O ensino de ética para jovens é importante para formar pessoas capazes de compreender a cidadania, o seu papel na sociedade e na política, seus direitos e deveres políticos, civis e sociais, e transmitir valores que irão adotar no dia a dia como atitudes de solidariedade, cooperação, honestidade e respeito.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

De forma que, se não há como “ensinar a ética”, há todo um trabalho a ser realizado sobre o desenvolvimento da razão. A formação ética é, pois, a tarefa verdadeiramente inacabável pela qual o humano se dá uma “segunda natureza”, feita de interrogação sobre sua própria prática.

Resposta: A educação é importante para que haja ética porque possibilita aos alunos terem conhecimento, e isso faz com que os mesmos sejam capazes de saber o que é ético e o que não é.

Uma boa maneira de incluir a ética no dia a dia, é fazer com que os alunos reflitam sobre diversos temas – relacionamentos, corrupção, entre outros. Nesse contexto, é interessante propor situações para que eles possam analisar os extremos e definir de que foma elas poderiam ser resolvidas.

Daí a importância do bom exemplo", ressalta. Mas nem sempre é fácil agir conforme o que é certo.
...
A seguir, leia algumas situações que podem acontecer em sala e como elas têm efeito na formação dos alunos.

  1. Não cumprir regras. ...
  2. Exagerar na dose. ...
  3. Vacilar no compromisso. ...
  4. Partir para a humilhação. ...
  5. Deslizar no palavrório.

Dicas e abordagens para trabalhar ética e cidadania em sala de...

  1. Mais diálogo e menos monólogo.
  2. Analise os extremos de uma única situação.
  3. Faça um teste de limites.
  4. Fortaleça o processo de estabelecimento de regras.
  5. Troque os papéis.

Tipos de ética

  • Ética racionalista. ...
  • Ética teleológica. ...
  • Ética teológica ou cristã ...
  • Ética deontológica. ...
  • Ética utilitarista. ...
  • Ética na Idade Média. ...
  • Ética Moderna. ...
  • Ética contemporânea.

A ética é dividida em três campos principais: a metaética, a axiologia e a ética normativa. A metaética estuda os fundamentos da moralidade, como as noções de bem e de mal; a axiologia estuda os valores morais; e a ética normativa estabelece o que é certo ou errado.

Sendo assim, podemos aprender com aqueles que buscaram ser éticos em vários momentos da humanidade e aplicar estes ensinamentos no presente. Isso é possível porque os problemas do dia-a-dia variam, mas o ser humano que está sujeito à eles segue sendo o mesmo nas diferentes épocas da história.