Como podem ser aproveitadas as águas dos rios?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A água dos rios é usada para regar as plantações, para o transporte e para a pesca. A água que nós usamos em nossa casa também pode vir dos rios. Usamos a força das quedas-d'água dos rios para produzir eletricidade. A água utilizada nas plantações vem das chuvas e dos rios.

Os rios são muito importantes para a irrigação de terras em atividades agrícolas e para que a sustentabilidade da vegetação natural. Um exemplo na história é o rio Nilo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças a ele que se pôde irrigar as terras para a agricultura no Egito Antigo.

Listamos os 7 principais usos da água

  • Usos potáveis. A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano. ...
  • Usos urbanos. Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima. ...
  • Irrigação na agricultura. ...
  • Usos industriais. ...
  • Geração de energia. ...
  • Finalidades ambientais. ...
  • Recreação.

Através de sistemas de irrigação, é possível realizar atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado e o cultivo de frutas. Seu potencial hidrelétrico também é aproveitado. Entre as usinas instaladas nessa bacia hidrográfica estão a de Sobradinho, Três Marias, Paulo Afonso, Moxotó, Itapirica, Xingó, etc.

Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. É deles que retiramos a água que usamos para beber, lavar, irrigar, cozinhar, fazer a higiene pessoal, dentre outras aplicações importantes.

Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações. Com isso, sabermos os componentes de um rio é fundamental para analisarmos a forma e o uso desse reservatório.

A apropriação dos rios como vias de transporte, originando as chamadas hidrovias, apresenta um grande interesse do ponto de vista econômico, pois as embarcações que por elas se deslocam consomem pouco combustível em relação às toneladas de mercadorias transportadas.

O uso da água na agricultura no Brasil e a irrigação
A irrigação é um método fundamental do uso da água na agricultura e na agropecuária. Ela tem como objetivo suprir as necessidades de áreas na qual a há uma baixa, má distribuição ou irregularidades de chuvas.

RESPOSTA: a) Em ambientes domésticos, a água proveniente dos rios é utilizada para a hidratação, a higiene e o preparo de alimentos, entre outros usos. b) Na agricultura, a água é utilizada para a irrigação das áreas de cultivo.

Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte, o que facilitou o desenvolvimento do comércio e da indústria. Além dos rios, o norte do continente possui importantes lagos, em sua maior parte de origem glacial.

No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso depende e pode afetar condições específicas de quantidade e de qualidade das águas.

A água de reúso é a água residuária que apresenta características que permitem sua reutilização para algum fim específico. Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população.

A qualidade da água é muito importante na alimentação. O ideal é utilizar água potável – mineral ou filtrada – para cozinhar. Apesar de a água que chega na torneira ser considerada potável na maioria dos lugares, sua qualidade pode ser comprometida pela falta de manutenção das redes de saneamento e nos reservatórios.

Outra potencialidade encontrada na Bacia Amazônica é a viabilidade para o transporte fluvial, tendo em vista que a topografia é plana e a maioria dos rios são caudalosos, sendo o principal meio de deslocamento e de comunicação da região Norte. O rio Amazonas e grande parte de seus afluentes são navegáveis.

O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.