Como pode ser reciclado?

Perguntado por: rassis2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, alguns dos itens mais utilizados no dia a dia podem ser reciclados, entre eles plásticos, sacolas, latinhas de alumínio, jornais e revistas, vidros de conserva e garrafas, brinquedos e potes.

A reciclagem é o processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.

Existem três tipos de reciclagem, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios:

  • 1) Reciclagem Mecânica. É o método mais comum. ...
  • 2) Reciclagem Química. ...
  • 3) Reciclagem Energética.

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

Os secos são compostos basicamente por metais, papel e papelão, diferentes tipos de plástico e vidro e têm seu processo de reciclagem melhor difundido e facilitado pelo poder público.

Consumo e sustentabilidade

  • Os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
  • Repensar: consumir produtos de modo responsável! ...
  • Reduzir: o consumismo. ...
  • Reaproveitar: reaproveitamento de materiais. ...
  • Reciclar: é preciso. ...
  • Recusar: produtos que prejudicam o meio ambiente.

Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.

A reciclagem é essencial para mantermos uma sociedade sustentável. Além do reaproveitamento do resíduo como matéria-prima de novos produtos, o que gera economia para as empresas, há outros benefícios, como: redução no gasto de energia; redução dos gases de efeito estufa (GEE);

o alumínio

Um dos melhores materiais quando se trata de reciclagem é o alumínio. Ele pode ser reciclado infinitamente, já que não perde a sua composição ao longo do processo de reciclagem. Além disso, ele é um dos materiais mais valiosos para o processo.

Recicláveis: Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes.

O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos.

Sucata de alumínio
Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil. O país, inclusive, é um dos líderes no mundo em reaproveitamento desse insumo. Estima-se que, em 2020, 97% das latas vendidas tenham sido recicladas.

Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, energia e combustíveis. Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental.

Basta se cadastrar gratuitamente nos programas, coletar os resíduos e enviá-los pelos Correios. Você ainda pode escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escolas públicas para receberem os valores arrecadados com a reciclagem desses materiais. Para conhecer mais sobre a ação, é só acessar o site da companhia.

O vidro é um dos materiais com maior potencial para reciclagem. Ele pode ser reaproveitado completamente, sem perdas. Como ele é composto, essencialmente, de elementos da natureza – como areia e calcário -, ele ainda pode ser reciclado diversas vezes, mantendo então sua qualidade inicial.

Os três tipos de reciclagem. São três os principais tipos de reciclagem: mecânica, energética e química. Cada uma tem subdivisões com pequenas variações, mas entender essas categorias já dá uma ótima ideia de como acontece boa parte da reciclagem pelo mundo.