Como pode ser explicado o conceito de startup enxuta?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Lean Startup, ou Startup Enxuta, é uma metodologia que tem o objetivo de trazer o método ágil para dentro de um ambiente de extrema incerteza, as startups. Por ser uma metodologia ágil, o Lean Startup baseia todos seus ciclos em otimização dos recursos (de tempo, financeiros e humanos).

Olean startup (startup enxuta, em uma tradução livre) é um deles. Criado pelo americano Eric Ries, a ideia central do processo é evitar desperdícios para gerar mais lucro e melhor qualidade em um intervalo de tempo mínimo. “Uma das maiores vantagens do lean startup é sua simplicidade.

Qual é o ciclo iterativo da startup enxuta? Por fim, é importante pontuar que o conceito de startup enxuta, em grande parte, fundamenta-se em um ciclo iterativo composto por três etapas de feedback dos clientes: construir, mensurar e aprender. Esse percurso já foi citado, quando abordamos os princípios do método.

Características de uma startup

  • Escalabilidade. Diz respeito à capacidade que as startups possuem de crescerem rapidamente. ...
  • Replicabilidade. Uma outra característica das startups é a possibilidade do produto ou serviço ser facilmente replicado em outros setores da sociedade. ...
  • Modelo de negócio inovador.

O termo startup, do inglês, significa “começar algo novo” e é comumente relacionado à inovação no mundo dos negócios. Portanto, uma startup é uma empresa que está em seu início, sem plano de negócios ou produto completamente definido, mas que tem algo novo a mostrar ao mercado.

Vamos conhecer cada uma dessas fases!

  • Ideação. Ideação ou pré-seed é o momento inicial de mergulhar nas pesquisas de mercado para identificar uma oportunidade e uma solução. ...
  • Validação. Validação ou seed é quando o produto ou serviço é validado pelo mercado. ...
  • Operação. ...
  • Tração. ...
  • Scale-Up.

Inovação, empreendedorismo e atenção para novas ideias.

Ao aplicar a manufatura enxuta é preciso compreender os cinco princípios básicos: Valor, Fluxo de valor, Fluxo, Puxar e Perfeição.

Para resumir o modelo Lean Startup existe um esquema chamado Ciclo de Feedback. Ele consiste em um processo de basicamente três etapas: construir, medir e aprender.

Dessa forma, uma lean startup seria uma forma ainda mais otimizada de estruturar o processos de construção de uma startup, que basicamente passa por 4 fases: ideação, validação, tração e escala.

Aceleradoras digitais são empresas que trabalham com o objetivo de apoiar e investir no desenvolvimento de outros negócios. Ou seja, oferecem serviços de apoio como pequenos valores financeiros, conforme estudo da Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento (ABRAII).

Para o lean startup apresentar bons resultados é necessário que o empreendedor tenha capacidade crítica e seja flexível. Com essa postura, fica mais simples analisar os resultados apresentados por um produto ou serviço por meio de testes. O foco deve ser resolver os problemas do público-alvo.

Em um processo iterativo, a equipe trabalha no refinamento e nas melhorias do projeto com base no feedback ou em novas informações. O principal aspecto do processo iterativo é a tentativa e erro: o projeto se torna melhor ao longo do tempo como resultado destas alterações.

Como processo de desenvolvimento iterativo, podemos entender a atividade em que a criação de um software é realizada por meio de progressos sucessivos. Assim, é comum que o sistema seja apresentado ainda incompleto ou com algumas partes deficitárias.

As startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente. Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google ou Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.

Geralmente, uma startup surge a partir de uma oportunidade, uma tendência ou da descoberta de uma solução inovadora. Por outro lado, uma empresa tradicional nasce a partir de uma necessidade e todo seu planejamento é baseado na sobrevivência e no retorno do valor inicialmente investido.

Os principais são C6 Bank, Gympass, iFood, Nubank e QuintoAndar. Segundo o relatório da Distrito, as dez startups brasileiras com maior potencial de se tornarem unicórnios nos próximos anos somaram US$ 1,4 bilhão (R$ 7,3 bilhões) em investimentos ao longo de 38 rodadas no ano passado.

Segundo o art. 4º da referida lei, podem se enquadrar como startups as organizações empresariais ou societárias, nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados.