Como pode ser definido o conceito de informação?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno.

Em outras palavras, a informação são os dados processados sobre algo ou alguém, e o conhecimento é um conjunto de informações úteis que foram adquiridas através de aprendizados e experiência.

Funções Básicas:
compartilhamento de hardware entre usuários; compartilhamento de dados entre usuários; gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída; tratamento e recuperação de erros.

De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

A segurança da informação se baseia em três pilares principais: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Estes sustentam as práticas e políticas de proteção de dados nas empresas, servindo como parâmetros para guiar os processos.

Geralmente a informação é classificada como pública, interna, confidencial ou restrita, mas podem existir outros níveis, de acordo com a necessidade do negócio.

A informação serve para divulgação/compartilhamento e assimilação de conhecimentos, emoções e intensões. A capacidade de processar informações e transmiti-la entre os seus semelhantes é o que distingue o homem dos outros seres habitantes da Terra.

O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.

34): 1)—Informação pode ser definida como a interface, o evento entre um estímulo externo (mensagem) e um cognóscio que tal estímulo ou mensagem altera“ e 2) documentos contêm mensagens, as quais podem ou não produzir informação, dependendo do estado de conhecimento prévio/anterior do receptor humano.

Este pode ser usado na representação de caracteres como uma letra (A-Z), um número (0-9) ou outro símbolo qualquer (#, %, *, ?, @), entre outros.

De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Portanto, o conhecimento acontece quando a informação é aplicada. A soma da informação, do conhecimento e das experiências aplicadas na prática (boas e ruins), é quando você adquire o verdadeiro know-how.

Um sistema de informação é composto por cinco componentes, que são: recursos de software, recursos de hardware, recursos de rede, recursos de dados e recursos humanos. Cada um destes recursos possui suas especificida- des e importância no desenvolvimento de um sistema de informação eficiente.

Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação: Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema; • Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto; • Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.

Entre as atividades que cabem ao profissional de sistema da informação, estão:

  • Criar e instalar programas que facilitem consultas às informações de uma empresa;
  • Montar e gerenciar bancos de dados;
  • Planejar a arquitetura de homepages;e.
  • Administrar o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa.

Sistema de Informação (SI) é um modelo de processos organizacionais usado para coletar, processar e armazenar dados. Caracteriza-se como um conjunto de softwares, hardwares e redes de telecomunicações capazes de manipular e transformar dados em informações utilitárias.

No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

Confidencialidade, integridade e disponibilidade
A confidencialidade garante que o acesso a informações sensíveis seja feito somente por pessoas autorizadas, ou seja, ninguém a não ser você deve ter acesso a sua vida digital.

Qual é o objetivo de segurança da informação? Além do seu principal papel de assegurar a confidencialidade e a privacidade, a segurança da informação também tem o objetivo de gerenciar e controlar o processamento, o armazenamento, o compartilhamento e a distribuição desses dados.

Ao arquitetar soluções de tecnologia, se você negligenciar os seis pilares (excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de desempenho, otimização de custos e sustentabilidade), poderá ser um desafio criar um sistema que atenda às suas expectativas e exigências.