Como pode ser classificado um edema?

Perguntado por: egois . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O edema pode ser mole ou transudato, sendo constituído apenas por água. Pode também ser edema duro ou exsudato, sendo constituído de água e proteínas. O exsudativo, geralmente é inflamatório e causa dor, calor e rubor.

O edema ou “inchaço”, como é popularmente chamado, é definido como um aumento de volume devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial em qualquer parte do corpo (SELIGMAN, 2013).

O edema dos membros inferiores divide-se, basicamente, em mole ou duro. O mole é facilmente depressível e possui tecido infiltrado de água. Já o edema duro gera maior resistência ao ser pressionado com os dedos e é causado por questões fibroblásticas, gerando surtos inflamatórios repetidos.

Clinicamente, os caracteres do edema são evidenciados pelo exame da pele, dado o acúmulo de líquido no tecido celular sub cutâneo.

Quanto maior o grau, mais acentuado é o cacifo e mais inchada é a região. Grau I – a depressão ocasionada pela pressão dos dedos desaparece quase que instantaneamente. Grau II – em 15 segundos a depressão desaparece. Grau III – a depressão demora cerca de 1 minuto para desaparecer completamente.

Existem várias causas para o edema periférico, entre elas, podemos destacar:

  • obesidade e excesso de peso;
  • trombose;
  • varizes;
  • uso de medicamentos (pílulas anticoncepcionais ou anti-hipertensivos);
  • insuficiência cardíaca;
  • insuficiência renal;
  • insuficiência venosa;
  • insuficiência hepática.

Os edemas sistêmicos, que aqui serão citados, levam ao aumento de peso e, em geral, estima-se que sejam necessários cerca de 4 a 5% de aumento do peso corpóreo para que o edema seja clinicamente detectável. Além disso, eles têm como características serem edemas moles e inelásticos.

Edema, também conhecido como retenção de líquidos, é o inchaço causado pelo excesso de líquidos nos tecidos do corpo.

A investigação do edema começa na anamnese, devendo identificar o tempo de duração, localização e evolução. No EF, analisam-se os seguintes parâmetros: localização e distribuição, intensidade, consistência, elasticidade, temperatura e sensibilidade da pele circundante, além de outras alterações dessa pele.

edema é o extravasamento de líquido aquoso dos vasos para o espaço intersticial; o líquido pobre em proteínas (transudato) ou rico em proteínas (exudato).

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. Edema é o termo médico usado para referir-se à retenção de fluidos no corpo, isto é, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo, tornando-os inchados.

O principal sintoma do edema é a elevação da região afetada, o que é perceptível aos olhos e pode ser confirmada com o teste do sinal de Godet.

O Sinal de Cacifo ou Sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão (“cacifo”) formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.

Michel Godet é considerado o expoente maior da chamada Escola Francesa de Prospectiva Estratégica (La Prospective). É interessante, porém, comentar um pouco sobre outros atores que participaram ativamente na construção desse movimento: Gaston Berger; Bertrand de Jouvenel; Hughes de Jouvenel; Jacques Lesourne.