Como pode ser classificada a indústria?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

É possível classificá-las em três grandes grupos, dividindo-as de acordo com a sua produção. São eles: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

Indústrias modernas – dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, consequentemente há redução de mão de obra em relação às indústrias tradicionais. Exigem mão de obra com qualificação na maior parte do processo produtivo.

A atividade industrial de transformação é classificada de acordo com sua atuação em três grandes grupos: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo. Bens de capital: As indústrias de bens de capital produzem produtos necessários para a produção de outros bens ou para o fornecimento de serviços.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica.

Uma empresa pode ter atividade industrial, comercial ou de prestação de serviço. Dentro da atividade industrial, por exemplo, a empresa pode ser uma gráfica, uma metalúrgica, produzir bebidas etc. Dentro do ramo comercial, a atividade pode ser um mercado ou uma loja de roupas.

Tipos de industrialização

  • Industrialização clássica.
  • Industrialização planificada.
  • Industrialização tardia ou periférica.

A classificação da atividade industrial segmenta o setor secundário da economia e serve de atributo para a organização de análises socioeconômicas e espaciais.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

A indústria brasileira se organiza e 3 perfis setoriais: indústria extrativa, indústria da transformação e indústria da construção. Juntos esses perfis compreendem 33 setores da indústria brasileira.

Atualmente, as indústrias se modernizaram, fugindo daquela antiga imagem de fábrica com chaminés. Muitas delas funcionam em escritórios e, às vezes, nem produzem materiais concretos, como as empresas de programas de computadores.

A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

As indústrias de bens de consumo são aquelas que produzem produtos que são destinados diretamente ao mercado de consumidores final.

Indústria extrativa é aquela que extrai da natureza recursos e insumos sem alterar suas características. A indústria extrativa se utiliza de máquinas e equipamentos, consome energia, emprega e extrai recursos naturais.

Resposta: As indústrias de bens duráveis produzem mercadorias não-perecíveis que são destinadas diretamente aos consumidores. Exemplos: móveis, automóveis, computadores, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, comunicação, etc.

Petrobras

Petrobras (.) Publicado em 7 de agosto de 2014 às, 14h39.

A industrialização brasileira pode ser caracterizada como um processo tardio, que se desenvolveu a partir do final do século XIX e início do século XX, impulsionado pelo capital oriundo da cafeicultura. Esse processo se divide em quatro diferentes fases.

Também conhecida como indústria de bens de produção, a indústria de base é aquela que produz e fornece matérias-primas e máquinas necessárias para outros setores e para a fabricação de bens. Alguns exemplos são a produção de ferro, aço, fundição de cobre e alumínio.

O setor comercial compreende as empresas que comercializam algum tipo de produto. O setor industrial e rural abrange as empresas que produzem esses produtos comercializados. Já a prestação de serviços envolve empresas que ofereçam algum tipo de serviço à população em geral.

Há sete tipos de empresas no Brasil: Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada e Sociedade Anônima.

Tipos de classificação de empresas

  • Microempreendedor (MEI) ...
  • Empresa Individual. ...
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ...
  • Sociedade Limitada (Ltda.) ...
  • Sociedade Simples (SS) ...
  • Sociedade Anônima (S/A)

Fases da industrialização brasileira

  • 1a fase – Período Colonial. ...
  • 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
  • 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
  • 4a fase – Governo JK e as multinacionais.