Como pode ser classificada a finta no Futsal?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A Finta pode ser considerada uma tipo de Drible no Futsal, pois também é feita com a intenção de enganar e se desvencilhar do marcado oponente. A Finta no Futsal é diferente do Drible pois é feita sem o domínio da bola ou a posse da bola, também conhecida como Drible de Corpo.

O futsal, assim como o futebol e o basquete, podem ser classificados como esportes de invasão por terem como característica principal a comparação da ação motora, segundo padrões estéticos e técnicos.

Os principais fundamentos do Futsal são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.

Tipos de finta
passe; deslocamento para a direita; deslocamento para a esquerda.

São tipos de finta: finta de deslocamento, com saídas para a direita ou para a esquerda; de giro; de giro de braço; de passe e de arremesso.

Significado de Finta
Ato de quem busca enganar outrem; ação ardilosa; logro.

A finta ou revienga é um acto simulado e enganador, praticado no âmbito dos mais variados desportos, por meio do qual um jogador sugere ao adversário uma determinada intenção, de maneira a despoletar nele uma reacção previsível e equivocada, da qual se possa tirar proveito.

Fundamento Finta no Handebol
A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

Atualmente uma equipe de futsal se compõe de 5 (cinco) posições; pivô, fixo, ala direita, ala esquerda e goleiro, cada qual com uma particularidade física para sua posição.

E sim, carrinho é permitido no futsal.

Quais os principais sistemas táticos?

  • Sistema 3×1 ou diamante. É uma das formações mais comuns no futsal, pois oferece equilíbrio entre defesa e ataque. ...
  • Sistema 2×2 ou quadrado. Aqui, os quatro jogadores de quadra se dividem em duas áreas: defesa e ataque, formando uma espécie de quadrado no salão. ...
  • Sistema 4×0. ...
  • Sistema 3×2.

2 x 1 x 1 (dois-um-um).

  • Desenho ofensivo 2 x 2. Produzido em: TacticalPad. É o desenho ofensivo mais conhecido no Futsal. ...
  • Desenho ofensivo 3 x 1. Produzido em: TacticalPad. ...
  • Desenho ofensivo 4 x 0. Produzido em: TacticalPad. ...
  • Desenho ofensivo 2 x 1 x 1. Produzido em: TacticalPad.

O drible mantém a bola sob o domínio do jogador para cumprir as regras do jogo, e a finta tira o adversário do caminho por meio de uma mudança ágil na direção ou com um giro. Entretanto, fique atento, durante a finta, o jogador não pode tocar no oponente que está à sua frente fazendo a marcação.

São características para uma boa Finta:
Ter uma boa velocidade de reação. Ter uma bola velocidade de deslocamento. Ter um bom equilíbrio. Ser ágil nas mudanças de direção.

As principais características são: Deslocamento (mudar de um ponto para o outro da quadra). Mudança de direção (se deslocar em direção diferentes ). Troca de ritmo (do lento para o rápido e do rápido para o lento).

Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa. Também pode se referir a causa, o motivo ou a explicação de algo, assim como ao que pode servir de prova e evidência da veracidade de um fato, por exemplo.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo. Muitos desses foram inventados por brasileiros, como o elástico, que ficou conhecido por meio dos pés de Rivellino.

Ficou famosa por causa de jogadores brasileiros como Robinho, Ronaldo e Denilson. Mas o inventor do drible da pedalada foi o ilustre jogador Didi, com registro na partida entre Botafogo e Fluminense pelo campeonato carioca de 1957.

O autor define drible como ações técnico-táticas de superar seu adversário direto, tendo a bola perfeitamente controlada; e a finta é conceituada como ação técnico-tática individual realizada por qualquer segmento corporal que busca provocar desequilíbrio momentâneo ou enganar o adversário direto, isso é, simular que ...