Como pode ser caracterizada a biodiversidade da floresta amazônica?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Assim como a flora, a fauna da Amazônia também é bastante diversificada, apresentando cerca de 1.300 espécies de aves, 3 mil espécies de peixes, 427 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis e mais de 300 espécies de mamíferos.

Possui uma grande extensão, ocupando metade do Brasil e partes de outros países, como a Bolívia e o Suriname. Possui uma cobertura vegetal formada por uma floresta latifoliada. Alta quantidade de espécies de plantas e animais, sendo que os animais são de pequeno e médio porte. Chuvas frequentes e clima equatorial.

As principais características das florestas tropicais são: a presença de árvores altas, o clima quente e a elevada precipitação. A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.200 milímetros anuais. Apesar de suportar uma enorme variedade de plantas, os solos das florestas tropicais são pobres.

Dentre os animais encontrados na Floresta Amazônica, podemos destacar: jacarés, serpentes, como a sucuri, várias espécies de sapos, rãs e pererecas, e uma grande variedade de aves, como tucanos, araras e o galo-da-serra. Insetos, como formigas, mariposas, borboletas e besouros, são também abundantes.

Os estudos mostram[6] que a região Amazônica é detentora de grandes estoques de ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio, ródio, estanho, tungstênio, nióbio, tântalo, zircônio, terras-raras, urânio e diamante.

A Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial do mundo. Localiza-se na América do Sul, com a maior parte no Brasil, e abriga milhões de espécies de animais e de plantas. A Floresta Amazônica é a maior e mais diversa floresta equatorial do mundo.

Resposta. É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.

A Floresta Amazônica é heterogênea, densa, perene e apresenta grande biodiversidade. Além disso, suas árvores são latifoliadas e ela é higrófila.

Caracteriza-se por grandes biodiversidade e potencial aquífero. Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil. O bioma Cerrado é uma formação vegetal que conta com uma grande biodiversidade. Conhecido como a savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul.

Biodiversidade: Florestas tropicais úmidas são áreas de biodiversidade extremamente alta comparadas com outros ecossistemas. Nas florestas tropicais úmidas de Bornéu, cientistas documentaram mais de 15.000 espécies vegetais, incluindo 2.500 espécies de orquídeas!

A umidade e as altas temperaturas são as principais características das florestas tropicais. Durante todos os meses do ano, a temperatura média é de 18°C. Estes ambientes também têm em comum uma biodiversidade extremamente abundante.

As florestas tropicais têm um papel fundamental para a manutenção da vida no planeta, abrigando aproximadamente 50% das espécies de plantas e animais. Elas ajudam na regulação do clima global produzindo uma quantidade significativa de oxigênio e removendo gás carbônico atmosférico.

Assim como a flora, a fauna da Amazônia também é bastante diversificada, apresentando cerca de 1.300 espécies de aves, 3 mil espécies de peixes, 427 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis e mais de 300 espécies de mamíferos.

O bioma representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no planeta. Também compreende a maior bacia hidrográfica do mundo com cerca de 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.

A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.