Como podar uma planta corretamente?

Perguntado por: smendes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Localize galhos e folhas que estejam amareladas, marrom, ressecadas ou murchas. Faça a podar das plantas um pouco antes da área afetada segurando a tesoura num ângulo de 45º; esse é o ideal pois assim será conservada a maior quantidade possível de tecido saudável.

Para promover um crescimento saudável e homogêneo da planta, retire metade dos ramos mais longos, podando-os em um terço de seu comprimento. Mantenha sempre a angulação da tesoura em 45 graus em relação ao caule da planta.

Apare as folhas mortas
Com uma tesoura de poda, apare todas as folhas mortas de sua planta de modo cuidadoso. Caso não tenha a tesoura específica, use uma tesoura normal, sem ponta, ou um alicate. Tome cuidado com os brotos. Mesmo que eles tenham um aspecto estranho, possuem grande potencial de crescimento.

A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, entre os meses de maio a agosto. O período do inverno é uma época considerada favorável para podas domésticas, pois é neste momento que as árvores entram em seu período de dormência.

Se você não faz a poda de suas plantas, saiba que elas estão perdendo vitaminas e nutrientes importantíssimos para seu crescimento. Esses galhos velhos não produzirão frutos, por esse motivo, a poda é necessária para guiar os nutrientes para galhos jovens e mais fortes.

Se preferir, você também pode pingar no machucado algumas gotas de própolis, também encontrado em farmácias – é um excelente fungicida e bactericida e pode ser usado em qualquer planta.

A poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

Razões mais comuns para a poda são a retirada de galhos mortos, a melhoria da forma da copa e a redução de riscos. As árvores podem também ser podadas para aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa ou no ambiente logo abaixo dela.

As plantas frutíferas, por exemplo, ficam melhor se cortadas entre o final do inverno e o início da primavera. Já as árvores e os arbustos, que geralmente florescem na primavera, precisam de poda antes do aparecimento dos novos botões.

Faça a compostagem de galhos ou pedaços de árvore para que o material orgânico se reaproveite positivamente para o meio ambiente (saiba mais na matéria “O que é compostagem e como fazer“). Se você não tiver essa opção, contate a prefeitura, marcenarias ou locais que aproveitem essa material como lenha.

Há quatro tipos principais de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda verde e poda de frutificação.

A poda de inverno também conhecida como poda seca, é crucial para definir a localização e limitar o número de gemas (ou gomos). A partir das gemas são originados os galhos (pâmpanos), folhas e cachos de uvas; as frutas só são originadas a partir de galhos novos, do mesmo ano.

Outra dica importante para reviver as suas plantinhas que estão morrendo é cortar as folhas e galhos que já estão mortos. Isso porque eles ainda podem estar usando os nutrientes e minerais importantes da planta. Se você não tem certeza de que o galho está morto, aqui vai uma dica: utilize a unha para raspar o ramo.

Se tem um galho com muitas folhas secas, pode cortá-lo. O certo é cortar a parte mais próxima do encontro desse galho com o caule principal. "Porque se não fica um cabinho e ele não serve de nada, só tira a força da planta." Não precisa, necessariamente, usar a tesoura de poda.

Fontes também orientou sobre o serviço de poda das árvores. Segundo ele, este serviço deve ser evitado no período do verão, já que se for feito de forma incorreta, pode atrapalhar no desenvolvimento da planta.

Lua nova

Lua nova. É o início de uma lunação. Época de preparar o solo, canteiros, substratos, semear, plantar e iniciar cultivos. A seiva das plantas se destina a novas brotações, sejam de raízes ou de galhos, sendo a época recomendada para poda drástica das plantas.

Quando pensamos no outono, a primeira imagem que vem a nossa cabeça é a de folhas secas e amareladas caindo dos galhos das árvores. Mas esse é também o período, segundo especialistas, mais favorável para podar e adubar as plantas.

Quando eliminada, através da poda, ocorre uma melhor redistribuição da seiva, favorecendo a brotação lateral da gemas. A circulação rápida da seiva tende a favorecer desenvolvimento vegetativo, enquanto que a lenta, o desenvolvimento de ramos frutíferos e essa circulação é em função da estrutura da planta.

A poda verde consiste na desbrota e retirada de ramos ladrões, quando estes ainda estão verdes ou herbáceos, reduzindo a competição destes com os frutos e aumentando a penetração de luz no dossel da planta.

> Existem algumas plantas que não precisam ser podadas, por exemplo: açaí, abio, cambuci, caju, entre outras que falaremos mais adiante; > Diferentes plantas apresentam diferentes formas de frutificação.

A limpeza das plantinhas é bem simples e pode ser feita apenas com água ou, no máximo, com detergente neutro. Você pode usar materiais como flanelas de algodão, pano macio, escovas com cerdas macias, algodão ou até gaze. “O importante é não utilizar nada que danifique as folhas”, orienta a especialista.