Como podar planta para não crescer muito?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Localize galhos e folhas que estejam amareladas, marrom, ressecadas ou murchas. Faça a podar das plantas um pouco antes da área afetada segurando a tesoura num ângulo de 45º; esse é o ideal pois assim será conservada a maior quantidade possível de tecido saudável.

A poda de plantas tem o objetivo de controlar a forma e o porte da planta. Além de estimular sua frutificação e floração.

> Existem algumas plantas que não precisam ser podadas, por exemplo: açaí, abio, cambuci, caju, entre outras que falaremos mais adiante; > Diferentes plantas apresentam diferentes formas de frutificação.

Tanto a temperatura do ar como a do solo, afetam os processos de crescimento e de desenvolvimento para as plantas.

Localize galhos e folhas que estejam amareladas, marrom, ressecadas ou murchas. Faça a podar das plantas um pouco antes da área afetada segurando a tesoura num ângulo de 45º; esse é o ideal pois assim será conservada a maior quantidade possível de tecido saudável.

A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, entre os meses de maio a agosto. O período do inverno é uma época considerada favorável para podas domésticas, pois é neste momento que as árvores entram em seu período de dormência.

Antes de podar uma planta é preciso analisar todos os fatores externos que cercam à arvore, como a iluminação disponível, a presença de nutrientes no solo e até mesmo o tipo de adubação. Com a poda é possível corrigir esses fatores e fazer com que a planta receba mais nutrientes, apenas reorientando seu crescimento.

Os meses de maio, junho, julho e agosto são os mais propícios para a poda de árvores, mas é importante ter muita atenção antes de realizar este serviço.

Se chama cola instantânea. Isso mesmo. Depois de secar bem a seiva da planta com papel higiênico, pingamos algumas gotas e espalhamos com um palito de dentes, cola instantânea na superfície de corte. Ela seca rápido e forma uma película que protege o ramo da contaminação.

Quando eliminada, através da poda, ocorre uma melhor redistribuição da seiva, favorecendo a brotação lateral da gemas. A circulação rápida da seiva tende a favorecer desenvolvimento vegetativo, enquanto que a lenta, o desenvolvimento de ramos frutíferos e essa circulação é em função da estrutura da planta.

Há quatro tipos principais de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda verde e poda de frutificação.

Podemos podar à vontade plantas que floresçam no ramo do ano, pois este vai crescer na primavera. Por exemplo: árvores ornamentais, árvores de fruto, trepadeiras, herbáceas e arbustos de floração primaveril que floresçam no ramo do ano. O que não se deve podar? Tudo o que está em flor.

Um dos principais objetivos e vantagens da poda é equilibrar o vigor vegetativo e a produção de frutos, regularizando a produção e contribuindo para a qualidade da uva produzida.

Entende-se por poda excessiva ou drástica: I. o corte de mais de 70% (setenta por cento) do total da massa verde da copa; II. o corte da parte superior da copa, eliminando a gema apical; III. o corte de somente um lado da copa, ocasionando deficiência no desenvolvimento estrutural da árvore.

Por exemplo, a falta de água no deserto limita o crescimento das plantas. Os nutrientes no solo também podem atuar como um fator limitante na terra.

Os caules tendem a crescer em direção à luz, assim apresentando fototropismo positivo. Esse movimento se dá pela ação do hormônio auxina no alongamento celular. Quando a planta é iluminada apenas de um lado, a auxina vai para o lado menos iluminado.

O crescimento é o resultado do balanço entre fotossíntese (aprisionamento ou fixação do CO2) e respiração (liberação ou perda de CO2), resultando em um saldo que pode ser maior ou menor, dependendo se a planta está ganhando ou perdendo massa.