Como podar orquídea chuva de ouro?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O processo final de poda Chuva-de-ouro é a remoção das folhas amarelas e doentes, o que aumenta a ventilação e a penetração da luz na planta e facilita o crescimento da planta. Como Chuva-de-ouro requer dois tipos de poda, você estará podando suas plantas durante toda a estação de crescimento.

Por fim, existe sempre a recomendação de se cortar a haste floral da orquídea, após o término da floração, independentemente da possibilidade de que novas flores surjam. O benefício deste procedimento é que a orquídea é poupada.

Quanto a sua floração, ela pode ocorrer em qualquer época do ano, durando entre 30 a 45 dias. Suas flores são muito pequenas e numerosas.

Considerando que pingo-de-ouro flores de pingo-de-ouro surgem em um novo crescimento, você pode podar a planta severamente ou cortá-la no início da primavera para promover a produção de flores.

Débora, pode cortar, sim, mas isso não será suficiente para tratar a planta. Sua orquídea provavelmente está doente, atacada por fungo ou bactéria.

As regas devem ser feitas quando o substrato estiver seco. Isto significa que a rega deve ser feita de 2 a 10 dias dependendo do clima, tamanho e material do vaso, do substrato e do tipo de orquídea. A durabilidade das flores de corte pode variar muito de acordo com o tratamento.

Oncidium varicosum

O Oncidium varicosum é uma Espécie de orquídeas do gênero Oncidium, também chamado de "dama dançante" e "chuva-de-ouro", da subfamília Epidendroideae da familia das Orquidáceas.

Simbolicamente está associada à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite bastante otimismo. Para transmitir uma mensagem de otimismo e perseverança, nada melhor do que a orquídea chuva de ouro. Presenteie a pessoa querida com essa nobre flor.

Neste caso, é interessante cortar a haste por completo, de modo a impedir uma nova floração logo em seguida – o que somente debilitará ainda mais a planta. Cortar a haste por completo é uma forma de dar um período de descanso à orquídea e proporcionar uma nova e revigorada floração no ano seguinte.

Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Onde plantar: Praça, jardins, áreas degradadas de preservação permanente. Solo de plantio: Áreas drenadas e férteis. Porte da árvore: De 5 a 10 metros. Tronco: Tronco um pouco tortuoso, e pode ser simples ou múltiplo, com a casca cinza-esverdeada.

Excesso de água parada, ataque de fungos e bactérias, queimadura de sol, envelhecimento, falta de água e adubação exagerada podem causar amarelecimento nas folhas e nos pseudobulbos de várias espécies de orquídeas.

Quanto à rega, deve ser borrifada água uma vez por semana, sempre verificando se o substrato está úmido. A orquídea, quando bem adaptada, apresentará filamentos brancos, sinal de novas raízes que com o tempo fixarão a planta no tronco.

Conforme o crescimento da planta pingo de ouro, você deve sempre podá-la para dar forma a cerca. A planta pingo de ouro exige manutenção constante, tempo e dedicação. Para você formar os caminhos, faça podas nas laterais e no topo da planta.