Como podar girassol no vaso?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Podar um girassol não é difícil e mesmo jardineiros iniciantes podem fazer. Basta utilizar uma boa tesoura de jardinagem, realizando um corte transversal no caule principal. E mesmo que você tenha carinho pelas flores, é importante cortá-las quando elas murcham.

45 dias

A flor de girassol costuma durar de 30 a 45 dias aproximadamente.

Se você sempre pensou que o girassol (Helianthus annuus L.) é uma única flor, prepare-se para se surpreender. Na verdade, ele é capaz de conter de 100 a oito mil flores, todas inseridas num caule longo, achatado e robusto.

*Para garantir que a flor irá pegar, o ideal é plantar no mínimo 2 sementes, e depois é só remover a muda que estiver mais fraca. Dica: para facilitar a germinação da semente, faça o processo de deixar a semente em papel toalha umedecido, como no passo a passo de plantio em solo.

O movimento, chamado de heliotropismo, na verdade, só ocorre na fase de crescimento da planta, porque o lado da inflorescência, que não recebe a luz, cresce mais que o lado que recebe luz. É justamente esse crescimento diferenciado que gera a impressão de que o girassol se volta para o sol.

Girassol é uma espécie de planta anual, portanto não precisa de muita poda. Você só precisa cortar e limpar as folhas e caules doentes, amarelos ou caules caídos durante seu período de crescimento.

Um girassol não dura muito tempo – a planta se mantém bonita por apenas duas semanas. Contudo, como se trata de uma flor que germina com facilidade, você pode cultivar em uma floreira e ter sempre lindos girassóis em casa.

Quanto mais robusta a planta, maior o tempo de vida e mais ela demora pra se desenvolver e chegar à maturidade. Quanto mais frágil ela for, mais rápido ela floresce e produz sementes, como estratégia para garantir as próximas gerações.

Girassóis não lidam bem com a mudança de local, então plante diretamente no vaso em que deseja que as flores fiquem. É importante também que você deixe o vaso em um local que receba luz direta do sol, pois as flores precisam disso para se desenvolver.

A flor de girassol no Espiritismo
A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol. Da mesma forma como o girassol se movimenta sempre em busca do sol, recomenda-se que as pessoas façam o mesmo na vida, procurando sempre o lado da luz e evitando os vícios e a escuridão.

Quando em fase de crescimento, o ideal é regar uma vez ao dia. Depois de desenvolvida, a planta pode receber rega a cada dois dias, porém, o ideal é se manter de olho no solo e sempre que perceber ele seco, colocar um pouco de água.

Regue com frequência para manter o solo em torno do girassol úmido, mas nunca encharcado. Com as plantas bem desenvolvidas a irrigação pode ser feita com menos frequência.

Regue com frequência
O importante é manter o solo úmido sem encharcar. Assim que a planta começar a crescer, você pode dar mais tempo entre as regas. De maneira geral, duas vezes por semana costuma ser o suficiente para que o girassol cresça forte e saudável!

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza. Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...

De acordo com a pesquisa, a resposta está nos ritmos circadianos, o relógio interno dos girassóis. O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. A noite, percorrem o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte.

Plantando o girassol
Ao plantar mais de uma semente, dê um espaço de 10 cm a 12,5 cm entre elas. Você pode ainda adicionar uma camada fina de composto por cima do solo depois do plantio. Cada semente deve ficar com um raio de 10 cm ou 12,5 cm livre em volta. Não as aproxime muito das bordas do vaso.

O sol é importante
Como o próprio nome indica, essa é uma plantinha que gosta muito de sol! Por isso, se você está pensando em como cuidar de um girassol, procure logo o espaço mais iluminado da casa. Para que sua planta se mantenha saudável e feliz, o ideal é que ela receba cerca de seis horas de sol direto por dia.