Como plantar uma muda de ipê amarelo?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ambientes mais adequados para o plantio são locais baixos, com solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa. COVAS – as medidas dependem do tamanho da muda. O mínimo indicado é 20 x 20 x 20 centímetros, porém as covas podem ser abertas 40 x 40 x 40 centímetros no caso de plantas mais altas.

12 dias

A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.

Escolha um vaso grande, com, no mínimo, 20 litros; Faça uma camada de drenagem com brita ou argila expandida, evitando que o solo fique encharcado e as raízes do ipê apodreçam; Posicione o vaso em um local que receba sol pleno e que seja arejado, para que a muda de ipê se desenvolva bem.

Um ipê leva, em média, quatro anos para começar a dar as primeiras flores. Ainda vai levar um bom tempo para que todas as árvores plantadas floresçam, mas o produtor já tem uma ideia de como deve ficar a fazenda no futuro.

Se você quer saber como plantar ipê, mas não tem um quintal ou jardim disponível para cultivar a muda diretamente em terra firme, saiba que também é possível plantar ipê em vaso e colocá-lo junto da sua hortinha.

No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva.

Excesso ou falta de água, como também, variações das temperaturas (invernos mais ou menos rigorosos) bem como a adubação, são fatores que influenciam na floração principalmente do ipê.

O ipê-roxo é o primeiro que floresce no Distrito Federal, nos meses de junho e julho. De acordo com o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva, em alguns casos, o ipê-roxo pode florir duas vezes no ano na mesma árvore, diferentemente dos demais.

Os ipês (Tabebuia sp) são árvores de grande porte e com raízes profundas, mas que não danificam o local, por isso está entre boas opções de árvores para plantar na calçada.

Suas raízes são profundas e não possuem muita exigência de nutrientes, mas preferem solos úmidos com drenagem lenta, profundos e não muito ondulados. Usada em paisagismo urbano.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

Após o primeiro mês, regar a planta uma vez por semana. Nos dois primeiros anos após o plantio, é necessária uma adubação de cobertura a cada seis meses utilizando uma mistura de 50 gramas de uréia, 100 gramas de superfosfato simples e 50 gramas de cloreto de potássio.

Coloque a muda, bem na vertical, observando a altura do torrão com relação ao solo, e complete o buraco com terra. Se a sua muda for plantada na calçada ou em lugar que tenha animais, faça um cercado ao redor dela com ripa ou madeira e arame. Também é importante molhar regularmente a árvore, sem encharcar.

Entrecasca, raiz, folhas e flores tem ação febrífuga, cicatrizante, antidiarreicas, antigripal, anti-inflamatórias e anti-infecciosas, antisséptico, depurativo e analgésico, além de auxiliar em muitos problemas de pele.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Sem cova preparada para o plantio: Caso a cova ainda não esteja preparada para receber a planta, é muito importante irrigar a muda de 2 a 3 vezes por dia, dependendo da quantidade de sol que ela estará recebendo. Com esses cuidados, e sem adensamento, ela poderá aguentar de 30 a 40 dias antes de ser plantada.

MUITO IMPORTANTE: É OBRIGATÓRIO O PLANTIO DAS MUDAS EM UMA MISTURA COMPOSTA 60% TERRA PREPARADA (CONHECIDA COMO TERRA PRETA) + 40% DE SUBSTRATO. AS MUDAS NUNCA PODEM SER PLANTADAS DIRETAMENTE NO SOLO E TAMBÉM NÃO SE PODE PLANTAR MAIS DE UMA MUDA POR VASO (de 6 litros) ou SACO PLÁSTICO (de polietileno).