Como plantar um pé de jurema preta?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para a produção de mudas de jurema preta suas sementes devem ser postas para germinação logo após a colheita, em canteiros a pleno sol, contendo substrato arenoso. É necessário escarificar as sementes para melhorar sua germinabilidade. A emergência ocorre entre 2 a 4 semanas e a taxa de germinação geralmente á alta.

Selecione uma rama pequena (com dois ou três pares de folhas) que esteja saindo do caule principal da planta-mãe e faça um corte na base do talo. Coloque a rama em um recipiente com água. Quando você perceber que a rama está soltando raízes plante na terra e veja uma nova planta se desenvolver.

Na medicina popular, o pó obtido a partir da trituração da casca é muito eficiente no tratamento de queimaduras, acne, problema de pele, pois tem efeito antimicrobiano, analgésico e regenerador de células.

A Jurema pode ser consumida através da ingestão da bebida (vinho de Jurema), mas uso tradicional também inclui o fumo via cachimbo. Comumente consumida por indígenas, a bebida é preparada por esses povos através da maceração das raízes em água e o material do cachimbo com as raízes e folhas secas da espécie vegetal.

De ocorrência natural na Caatinga, essa espécie é largamente encontrada nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia (CNIP, 2017).

A Jurema Preta é um tipo de planta que floresce no nordeste Brasileiro, também conhecida como Mimosa Hostilis e Mimosa Tenuiflora.

A classificação popular distingue a jurema branca e jurema preta. Para Sangirardi Jr.

Para o célebre pesquisador e estudioso Sangirardi Jr., a distinção correta de cada árvore jurema é:

  • Jurema preta: Mimosa nigra ou Mimosa hostilis;
  • Jurema branca: Pithecellobium diversifolium;
  • Jurema de oeiras: Mimosa verucosa.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

Após fazer o primeiro passo de retirar a muda da planta-mãe, é necessário lavá-la bem para retirar toda a terra. 2. Em seguida, coloque a muda em um recipiente com água e faça trocas semanais do líquido. Assim, com o passar do tempo, a planta vai criar raízes e poderá ser plantada em um vaso.

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode.

Usado na medicina popular, o pó da casca de Jurema Preta é muito eficiente em tratamentos de queimaduras, acne, outros problemas da pele e esfoladelas causadas por pressão. Tem efeito antimicrobiano, analgésico, regenerador de células, febrífugo e adstringente peitoral.

A Jurema gira em torno dos caboclos e dos mestres, que oferecem consolo e conselhos. A aspersão do consulente com fumaça de tabaco é rito frequente. Também característico é o consumo da jurema, bebida preparada com a raiz da árvore da jurema.

A Jurema pode ser consumida através da ingestão da bebida ou do ato de fumar o cachimbo. A bebida é preparada pelos indígenas por maceração das raízes em água e o material do cachimbo com as raízes e folhas secas da espécie vegetal.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha.

A ayahuasca resulta da longa fervura de duas plantas, o arbusto chacrona (Psychotria viridis) e o cipó mariri, ou jagube (Banisteriopsis caapi). Na juremahuasca, usa-se a jurema em lugar da chacrona como fonte de DMT (dimetiltriptamina), substância propriamente alteradora da consciência.

Resumo: A jurema ou jurema branca é uma árvore ou arbusto que pode alcançar até 10 metros de altura cresce em restinga, margem das matas e floresta tropical. Possui ramos cilíndricos, glabros, espinescentes, o fruto é um legume nucóide de formato helicoidal.

O culto à jurema é sincretizado e se organiza por meio de um conjunto de símbolos emprestados do catolicismo popular e de traços culturais e religiosos africanos e indígenas. Apropriados e de novo relacionados, esses símbolos são utilizados de forma inovadora e original (PINTO, 1995).

Jurema, por sua vez, se tornou a entidade espiritual Cabocla Jurema. No universo indígena, o recanto da Jurema é um céu com fundo vermelho e com montanhas no horizonte, que parece representar as matas brasileiras.