Como plantar sementes de jequitibá Rosa?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Como plantar: Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A germinação geralmente é superior a 50% com sementes novas.

Valor R$290,00 o metro linear instalado . Nossos contatos para orçamentos 3229-8778 e 98858-7726 .

O imponente jequitibá-rosa (Cariniana legalis) pode viver centenas de anos. Um exemplar localizado no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), possui cerca de 3 mil anos, sendo a árvore mais velha do Brasil.

Onde plantar: Praças e parques públicos. Solo de plantio: Áreas úmidas. Porte da árvore: De 30 a 35 metros, De 35 a 40 metros, De 40 a 45 metros , De 45 a 50 metros.

Os jequitibás pertencem à família Lecythidaceae, que abrange 20 gêneros e mais de 200 espécies.

Se as sementes forem de boa procedência, entre 3 e 5 dias germinarão. Após a germinação ocorrer, a tampa ou filme plástico deverão ser retirados imediatamente.

Março

A época de plantio das rosas vai de meados de Março até meados/fim de Abril consoante o clima. Escolha um local para a planta com ar e luz suficientes, de preferência que tenha ao longo do dia várias horas de exposição solar.

Em 10 dias, as sementes começam a germinar. Quando as mudas estiverem com 5 a 6 pares de folhas, podem ser transferidas para vasos individuais.

Medicinal: a casca do jequitibá-rosa é um poderoso adstringente e tem grande poder desinfetante, sendo por isso usada na medicina popular, contra as afecções da boca, inflamação da garganta e das mucosas, amigdalites, anginas e faringites, fazendo-se gargarejos com o chá quente.

A madeira do jequitibá rosa é moderadamente densa de 0,50 a 0,65 g cm-3, e possui boa trabalhabilidade, podendo ser empregada para fabricação de móveis, cabos de vassouras, brinquedos, construção civil, obras internas, entre outros.

A casca é um poderoso adstringente e tem grande poder desinfetante, sendo por isso recomendada para as inflamações das mucosas e faringite. É útil no tratamento de diarreia, angina e em lavagem vaginais nos casos de flores-brancas (corrimento vaginal branco), leucorreia, metrites e outras doenças do útero e ovário.

O maior jequitibá do Brasil foi descoberto dentro de uma área de produção de cacau no sul da Bahia. A árvore tem 48 metros de altura e 4,35 metros de diâmetro. Foi encontrado por Rodrigo Barreto, proprietário da Fazenda Monte Florido, no município de Camacã.

A forma mais precisa para se medir a idade de uma árvore é contando-se os números de anéis formados em seu tronco ao longo dos anos. Mais ainda: devem ser contados os anéis na base do tronco, na parte mais baixa da árvore, ou no máximo a 1,4 metro do chão.

O maior e mais antigo espécime vivo do jequitibá-rosa se encontra em Camacã/BA, com 48 metros de altura total e 4,35 metros de diâmetro.

Jequitibá é uma árvore das famílias das lectididáceas. Possui troncos largos e bem altos. Sua reprodução, assim como a maioria da vegetação, é assexuada, essa capacidade de reprodução é chamada de 'propagação vegetativa'.

A coloração da Madeira Jequitibá pode variar um pouco dependendo da espécie e região de onde ela é retirada, mas no geral essa coloração pode variar entre o rosa-acastanhado, marrom escuro e caramelo. Você pode utilizar diferentes cores de Madeira Jequitibá para criar peças únicas e cheias de estilo.