Como plantar Salsinha na água?

Perguntado por: nmoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Horta: como plantar Salsinha (Petroselinum sativum)

  1. Colocar as semente em água, durante 24 horas.
  2. Colocá-las sobre um pano, bem espalhadas, e deixar secar por aproximadamente 1 hora.
  3. Procure um local com muita luz, onde o sol bata de 4 a 6 horas por dia.

No caso de verduras com bulbo, como a cebolinha e o alface, você deverá cortar rente a raiz, e submergi-la em água. As raízes da sua plantinha vão aparecer entre duas e seis semanas. A troca de água deve ser semanal, prestando sempre atenção para surgimento de algas, fungos, e larvas!

Como armazenar salsinha corretamente
Em seu canal no YouTube, o famoso chef britânico Gordon Ramsay explica que a salsinha não deve ser mantida na geladeira, mas sim dentro de um copo com água, em temperatura ambiente, como se fosse um vasinho. Desta forma, segundo o cozinheiro, a erva fica fresca por até uma semana.

6 meses

A germinação demora de 4 a 6 meses para acontecer, mas se as sementes ficarem de molho em água morna por 24 horas, esse processo é acelerado. Lembre-se de manter a água sempre morna.

Faça a sua própria mistura para enraizamento, se quiser, em vez de só usar água. Para dar às mudas de salsinha uma chance um pouco melhor de desenvolver raízes, dissolva um comprimido de aspirina não revestido no jarro de água antes de colocar as mudas.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o melhor período para cultivar a salsa é entre abril e junho, e o tempo estimado para colheita é de 65 a 70 dias.

Seu cultivo é muito simples, bastando apenas semear em um pequeno vaso com 20 cm de altura e deixar junto a uma janela iluminada. A Salsa, é uma planta que precisa de um clima, no mínimo, temperado ameno, pois não resiste a geadas. Gosta de muita exposição solar e de água com moderação.

Porém, para que sua planta consiga crescer forte, é importante que você tome alguns cuidados. Antes de tudo, lembre que o cheiro verde precisa de luz solar para seu desenvolvimento e também de água. Se preferir, você pode colocar palha em cima da camada de terra no vaso. Desse jeito, o solo ficará mais tempo úmido.

Germinação: 6 a 15 dias.

Escolha a planta mais adequada
Entre as mais famosas, é possível encontrar clorófito, espada-de-são-jorge, singônio e aglaonema. Veja mais a seguir.

Singônio

Singônio. O singônio é uma espécie muito resistente e você pode encontrá-la com frequência em parques e jardins, por isso é uma alternativa como planta na água na decoração de seu lar. Muito adaptável à água, o singônio tem uma folhagem durável e é capaz de criar raízes e novas folhas em apenas algumas semanas.

Melhora a pressão arterial e combate a retenção de líquidos. A salsinha é rica em potássio, um mineral que favorece a excreção de sódio através da urina, além de possuir propriedades diuréticas, o que ajuda a baixar a pressão arterial e a combater a retenção de líquidos.

O crescimento e durabilidade da planta vai depender da variedade escolhida, mas, em média, a salsinha dura de um a dois anos.

Regue o vaso de salsa com frequência, mas preste atenção para não regar demais, evitando a criação de fungos. Por isso é conveniente a rega com frequência, mas em poucas quantidades. Para obter um ramo compacto e suave não se deve deixar nascerem às flores.

  1. Passo 1: Canela em pó A canela tem poder antifúngico e antibacteriano, ajudando as estacas a manter-se livres de doenças durante o enraizamento. ...
  2. Passo 2: Mel. ...
  3. Passo 3: Ferva a agua. ...
  4. Passo 4: Adicione o mel. ...
  5. Passo 5: Armazene a mistura. ...
  6. Passo 6: Aplique na planta.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

As mais fortes e saudáveis podem ser replantadas e em seguida as sementes que surgirem das flores também poderão ser usadas para o plantio de mais salsa.

O chá de salsa ajuda o corpo a desinchar e se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores. Além disso, possui vitamina C e minerais.

A salsinha conta com propriedades diuréticas, possuindo duas substâncias denominadas de apiol e miristicina, que são óleos essenciais capazes de estimular a eliminação de líquidos e limpar os rins, o que pode ajudar a expulsar as pedras nos rins e limpá-lo.

Selecione uma rama pequena (com dois ou três pares de folhas) que esteja saindo do caule principal da planta-mãe e faça um corte na base do talo. Coloque a rama em um recipiente com água. Quando você perceber que a rama está soltando raízes plante na terra e veja uma nova planta se desenvolver.

Eichhornia crassipes

Aguapé O nome científico é Eichhornia crassipes, mas você pode chamar de Aguapé, Baronesa, Jacinto de Água ou Miriru. São muitos nomes de plantas aquáticas, mas uma mesma planta.