Como plantar inhame para decoração?

Perguntado por: procha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O solo deve ser bem drenado e rico em nutrientes para que as raízes do inhame cresçam saudáveis. Em seguida, você precisa preparar o solo antes de plantar os brotos. Para isso, misture-o com matéria orgânica e adubo orgânico para melhorar a qualidade.

Não se esqueça do vaso para plantar inhame! Como o vegetal cresce debaixo do solo, é preciso um modelo que tenha ao menos 50 cm de profundidade. A regra é: quanto mais profundo e maior, melhor será o vaso escolhido.

Para esse tubérculo, o mais recomendado é utilizar terra bem drenada, profunda, fértil e rica em matéria orgânica. Regue o inhame sempre que perceber que o solo não está mais úmido, mas cuidado para não encharcar a plantinha, viu?

Mas ao contrário da taioba verdadeira, que também é uma PANC, as folhas do inhame não são comestíveis, pois podem causar toxicidade, aproveitando-se, então, apenas a sua raiz.

A taioba tem tom verde uniforme, tanto nas folhas quanto no pecíolo, e as nervuras das folhas são levemente amareladas; no inhame, o pecíolo é escuro, em tonalidades de roxo intenso, que pode também aparecer nas folhas.

Para regar o inhame, é preciso colocar uma camada de terra fértil sobre a planta e umedecer bem. A terra deve permanecer úmida, mas não encharcada. O ideal é regar a planta duas vezes por semana.

sete meses

A colheita no inhame pode ser realizada aos sete meses, caracterizada pela "capação" (inhame imaturo), ou aos nove meses, quando a planta completa seu ciclo de crescimento e desenvolvimento.

Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.)

Para as raízes como batata, inhame, rabanete, a Lua Minguante é a fase ideal para plantação. Isso porque a força que a lua exerce sobre a terra é bem pequena e a energia (força) da terra é exercida para baixo. Tudo isso vai favorecer o crescimento dessas raízes, pois elas crescem “para baixo da terra”.

Tipos de inhame

  • Inhame cigarra;
  • Inhame branco;
  • Inhame bravo;
  • Inhame taioba;
  • Inhame da China.

O inhame é uma planta trepadeira de crescimento vigoroso. Pode-se colocar varas de 1,2 m a mais de 2,5 m de altura para o tutoramento das plantas, o que dá os melhores resultados em produtividade, mas também é possível não utilizar nenhum tutoramento, deixando que as plantas cresçam rasteiras sobre o solo.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Benefícios do inhame
O inhame é um tubérculo conhecido por fornecer bastante energia para o organismo, sendo muito consumido por praticantes de atividade física, já que os carboidratos presentes nele ajudam a elevar a glicose no sangue de forma gradativa, estimulando a performance motora e a atividade cerebral.

O inhame é rico em carboidratos e calorias, e, por isso, quando consumido em grandes quantidades, pode engordar.

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio). Depois de cozido, o inhame vira um ingrediente pra lá de versátil.

Para estimular o nascimento de brotos, corte um inhame ao meio e coloque um dos lados em um copo de água fria. Insira palitos de dentes em três partes do inhame, bem no meio dele. Com os palitos apoiados na borda do copo, mergulhe parte do legume na água. Escolha um inhame saudável para botar na água.

Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas. Como limpar: descasque com uma faca sob água corrente.

Enquanto que no caso do tutoramento o espaçamento indicado entre plantas é de 40 a 60 cm e de 1,20 m entre linhas. Deve irrigar o inhame de maneira a que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. Apesar do tubérculo ser resistente à seca, não desenvolve se faltar água, por isso deve manter sempre o solo úmido.

Quem já descascou inhame antes sabe que ele solta uma baba que dificulta o manuseamento dele e que, por conter uma substância chamada ácido oxálico, essa baba pode irritar a pele e causar alergia1. Por isso recomendamos cozinhar o inhame com a casca, principalmente a variedade inhame-coco.

O Inhame deve ser colhido quando amadurecido, aproximadamente, aos 180 dias após o plantio. O amadurecimento do Inhame pode ser constatado pela seca das flores e pelo amarelecimento das folhas.