Como plantar feijão guandu mandarim?

Perguntado por: ibelchior9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Como plantar Feijão Guandu BRS Mandarim?

  1. Realizar análise de solo para verificar a necessidade de calagem e adubação na área;
  2. Roçagem na área para deixar a pastagem já existente com uma altura de 10 cm no máximo;
  3. Semeadura do Guandu em plantio direto, considerando o espaçamento de 40 cm a 120 cm entre linhas.

180 dias

Quanto tempo dura o pé de guandu? Em geral, o ciclo do feijão guandu pode levar em torno de 90 a 180 dias.

Para o plantio das sementes e feijão andu, é indicado solo profundo e a semeadura deve ocorrer no período dos meses de novembro e dezembro, temporada de chuvas e que ajuda no desenvolvimento da leguminosa.

Calagem e adubação
A calagem do guandu é feita com calcário dolomítico, para corrigir a acidez do solo, incorporar cálcio e magnésio, além de disponibilizar fósforo e molibdênio para a planta. Este último é considerado micronutriente indispensável à nodulação, fundamental à fixação de nitrogênio.

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

É importante colocar cerca de 4 sementes em cada cova. O que resulta em 40 mil plantas por hectares.

Qual é a época de plantar feijão? As épocas recomendadas para semeadura do feijão podem ser divididas em três: período das águas (nos meses de setembro a novembro), o período da seca (de janeiro a março) e período de outono-inverno ou terceira época (que vai de maio a julho).

A cultura do feijão responde bem à adubação orgânica. Com adubações de 15 a 20 t/ha de esterco de curral e até 4 a 8 t de esterco de galinha ou cama de frango de corte, percebe-se o efeito residual dessa adubação em até o 3º ano.

As folhas e flores de guandu são utilizadas na medicina popular principalmente na região Norte do Brasil na forma de chás contra hemorragia, em gargarejo contra inflamação da garganta, tosse e bronquite. Em outras regiões são empregadas contra febre, tosse, úlcera, dores diversas e inflamações.

O ponto certo para colher é quando a vagem está amarela passando para marron claro.

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional. Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores. É mais resistente às doenças do feijoeiro.

de 2 a 3 m

O guandu deve ser semeado no período chuvoso entre novembro e dezembro. O espaçamento a ser empregado e a quantidade de sementes dependerão do uso a que se destina o plantio. Para formação de legumineiras, emprega-se espaçamento de 2 a 3 m entre linhas, com seis sementes por metro linear.

É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.

Folhas e ramos são utilizados na forma de decocto, para lavagem da pele, em casos de catapora, sarampo e coceira e internamente contra alergias. Nas regiões tropicais, é relatado o uso dos grãos na alimentação . Os grãos desta planta são bastante nutritivos. O chá da raiz é usado em problemas ditos do fígado.

O guandu pode ser consumido verde (cru) ou seco (cozido ou refogado). Além da fácil digestão, ele tem sabor forte e exótico. Por isso, na hora do seu preparo, vale investir em pratos elaborados com temperos, como ervas e ingredientes mais marcantes do tipo da pimenta.

Fortalece o sistema imunológico e faz bem para a saúde da pele. Por ser fonte de vitaminas A, B, fibras e diferentes agentes antioxidantes, o guandu é considerado um grande aliado do sistema de defesa do corpo - ajuda a produzir anticorpos e fortalece o organismo contra gripes e resfriados, por exemplo.

Espaço e densidade de plantio
No geral, o espaçamento recomendado é de 40 a 50 cm entre linhas de plantio e densidade de 10 a 15 sementes por metro. Dessa forma, ao utilizar essa prática, espera-se obter uma população entre 200 e 375 mil plantas por hectare.

dez dias

a sair até mais ou menos uns dez dias no máximo ele germina beleza pessoal bom feito isso feito isso ele vai.

Umedeça o algodão sempre que estiver seco, jogando um pouco de água no copo em vez de retirar o algodão; Quando a planta estiver com 20 cm de altura, transfira-a para um vaso ou horta de feijão; Durante a transferência, faça um buraco de até 10 cm na terra e regue sempre que estiver seca.