Como plantar coqueiro-anão no jardim?

Perguntado por: nespinosa4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

É preciso deixar cerca de 7,50 m de distância para plantar coqueiro anão no jardim, assim você dá espaço suficiente para as raízes da planta fortalecerem. Vale lembrar que não é indicado usar o coqueiro anão em vaso. Por conta da altura, o ideal é ter um jardim com coqueiro anão.

Em sequeiro, o sistema radicular do coqueiro-anão verde, em fase de produção, concentra-se principalmente entre as profundidades de 0,2 a 0,6 m e cerca de 90% das raízes encontram-se até uma distância de 1,5 m do tronco.

As variedades anãs iniciam a germinação entre 40 e 60 dias, enquanto que as gigantes levam de 100 a 150 dias. As sementes que não germinarem até 120 dias devem ser eliminadas.

Entre os tipos de coqueiros mais tradicionais que podem ser plantados no jardim da sua casa, estão o Areca-bambu, que cresce bastante (pode atingir 10 metros de altura), conta com folhas pinuladas e um caule bastante fino; o Rápis, que cresce bem lentamente, atinge cerca de 4 metros e pode resistir a temperaturas ...

Como regar
O ideal é regar as plantas a cada três ou cinco dias. Mas é importante entender que a quantidade de água está relacionada ao seu desenvolvimento. Quanto maior a árvore for, maior é a rega. A planta grande pode pedir até 20 litros de água durante a rega semanal.

Coqueiro anão de 6 a 7 anos , produzindo frutos . Valor do pé 500 reais para retirar no local !

É preciso deixar cerca de 7,50 m de distância para plantar coqueiro anão no jardim, assim você dá espaço suficiente para as raízes da planta fortalecerem. Vale lembrar que não é indicado usar o coqueiro anão em vaso. Por conta da altura, o ideal é ter um jardim com coqueiro anão.

Os resultados mostram que o coqueiro adulto com 1,50 m2 de área foliar, transpira de 30 a 120 litros/dia de água, dependendo da demanda evaporativa da atmosfera e do teor de umidade do solo (Jayasekara & Jayasekara, 1993).

O coqueiro tem uma raiz cheia de caules mais grossos e finos, então ela é mais agressiva e deve ter uma distância mínima de 8 metros entre sua muda e um muro.

O coco anão vive, em média 20 anos, ou seja, bem menos tempo do que o centenário coqueiro comum. Para cultivares comerciais esse período de duas décadas possibilita o desenvolvimento de novas variedades com vantagens agronômicas e econômicas.

Menor produção de frutos – produz em média entre 130 a 150 frutos/planta/ano, enquanto o Anão entre 150 a 200 frutos/planta/ano.

É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.

É uma planta que precisa de muita água, temperatura alta e muita radiação solar. O ideal é que a área escolhida para o plantio apresente uma precipitação média anual superior a 1.500 mm. Em regiões com chuvas abaixo de 1.000 mm/ano, é necessária a instalação de sistema de irrigação de modo a obter uma boa produção.

Outro aspecto importante é a concentração de um maior volume de raízes confinadas entre 20 e 60 cm de profundidade numa seqüência crescente até a distância de 1,80 m do caule. As raízes mais compridas e as de maior área estão localizadas na camada de 20 a 40 cm de profundidade.

A palmeira-rápis, o nome popular do coqueiro de vaso Rhapis excelsa é muito indicada para a decoração de ambientes internos devido ao seu tamanho compacto. Podendo atingir até 4 metros de altura, ela é uma planta que pode ser cultivada tanto à meia sombra quanto exposta diretamente ao sol.

Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK (20-10-20) por coqueiro.

O coqueiro anão é uma planta herbácea, perene, que possui folhas terminais do tipo penada. A planta não apresenta ramificações ao longo do caule e, sendo adequadas às condições de solo e clima e o manejo adotado, o seu ciclo produtivo pode durar 30 anos.

4 dicas de como ter e cuidar de um coqueiro de jardim

  1. Escolha a espécie mais indicada para o seu espaço. O primeiro passo é pesquisar muito bem e definir qual a melhor espécie de coqueiro de jardim para o seu espaço. ...
  2. Regue a planta a cada dois dias. ...
  3. Adube o solo. ...
  4. Faça podas frequentes.

As irrigações devem ser realizadas 2 vezes por semana para níveis de esgotamento do solo disponível na camada superficial do solo (0 cm a 25 cm), correspondentes a tensões próximas de 26 kPa a 15 cm de profundidade.

Para obter uma produção vigorosa, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade.