Como plantar Comigo-ninguém-pode na água?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Para cultivar a planta na água, você vai precisar de um vaso com furos de drenagem, uma pedra para sustentação e uma planta. Coloque a pedra no fundo do vaso e, em seguida, a planta. Depois, regue a planta e deixe-a em um local com luz indireta.

Antes do plantio as mudas devem ser higienizadas, tirando a terra e as impurezas. A profissional destaca algumas técnicas que podem aumentar a durabilidade da planta. “Deixe somente as hastes submersas, não as folhas, porque são elas que apodrecem a água.

8 plantas que você pode cultivar na água

  • Violeta africana. As flores de cores vivas nascem a partir de folhas em água. ...
  • Lágrimas de bebê Esta planta rasteira produz em grande quantidade folhas bem pequenas e forma uma aglomeração densa. ...
  • Begônia. ...
  • Cóleus. ...
  • Impatiens. ...
  • Bambu-da-sorte. ...
  • Filodendro. ...
  • Lambari.

Os vasos ou potes com plantas aquáticas, independentemente de serem de vidro, plástico, cerâmica ou louça, precisam ser lavados com bucha e sabão para retirar os ovos do Aedes aegypti que estiverem na parede do recipiente e as larvas que se desenvolvem na água.

Como garantir um bom enraizamento da planta
As plantas precisam ter um ambiente de crescimento radicular com boas características físicas, ou seja, quando se usa o solo ou outro substrato mineral/orgânico, estes devem ter boa porosidade e capacidade de armazenamento de umidade.

Para saber o tempo de rega da sua comigo-ninguém-pode, é preciso observar se a terra está seca e aí sim, regar. Isso porque, essa planta gosta de umidade alta, mas não de ficar encharcada. O cronograma de rega também vai variar de acordo com cada estação do ano. No verão, por exemplo, rega-se mais.

Você pode podar suas folhas Comigo-ninguém-pode sempre que notar folhas mortas, doentes ou danificadas durante a estação de crescimento.

Como cuidar comigo-ninguém-pode
Para o crescimento saudável da planta é preciso que o vaso seja formado por um solo rico em matéria orgânica e também tenha um sistema de drenagem nos fundos, facilitando a saída da água durante as regas. A planta é muito resistente ao calor e a baixa umidade do ar.

Eichhornia crassipes

Aguapé O nome científico é Eichhornia crassipes, mas você pode chamar de Aguapé, Baronesa, Jacinto de Água ou Miriru. São muitos nomes de plantas aquáticas, mas uma mesma planta.

A comigo-ninguém-pode é uma planta cercada de superstições e muito utilizada em simpatias. Segundo as crendices populares, é indicada contra o mau-olhado e para afastar a inveja. Também protege o lar de energias negativas e de pessoas mal-intencionadas.

Se você quiser preparar o adubo líquido em casa, Fernanda ensina as etapas do preparo: Basta misturar três colheres de borra de café em um litro de água e reservar em um recipiente por 24 horas. Em seguida, coloque em um borrifador ou pulverizador e aplique nas folhas e no substrato.

O lírio da paz é mais uma espécie que se adapta bem à água. Assim como as outras, precisam de bastante claridade para desenvolver raízes e manter as folhas saudáveis. É uma das espécies mais comuns para áreas internas e fica muito charmosa na decoração.

15 dias

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

Nas atividades coletivas, se ensinam diferentes técnicas para plantio de água. Uma das mais evidentes é o cercamento de nascentes, além do fortalecimento de mata ciliar por meio de sistemas agroflorestais. Mas há outras estratégias, como a implantação das caixas cheias, com a preparação de taludes para armazenar água.

- Utilizar sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloroo em locais com água parada para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, em locais onde a água não será consumida, como água de piscina desativada, vaso sanitário sem uso frequente, ralos internos, bandejas de geladeira ou ar condicionado, entre outros.

aninga

A aninga é uma planta estudada há dez anos e apresenta propriedades repelentes, além de exterminar as larvas do Aedes aegypti. Uma planta encontrada nas áreas alagadas da Floresta Amazônica pode ser a mais nova arma contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Crotalária

Para combater o mosquito transmissor da doença, uma planta usada pela agricultura para adubo do solo e fixação de nitrogênio é agora estudada para servir de combate ao Aedes aegypti. Trata-se da espécie de plantas Crotalária, utilizada principalmente em canaviais como o chamado “adubo verde”.

O efeito estimulante de folhas no início de formação de raízes tem, em geral, sido atribuído à produção de carboidratos pela fotossíntese, auxina endógena e cofatores de enraizamento sintetizados pelas folhas e à regulação do estado hídrico na estaca.