Como plantar atemóia no vaso?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Para plantar atemoia em vaso escolha um vaso de, no mínimo, 23 litros. O diâmetro da borda superior deve ter mais 20 cm, para que a muda tenha um bom espaço para se desenvolver. Faça uma camada no fundo do vaso utilizando brita, argila expandida ou pequenos pedaços de telha (veja mais dicas clicando aqui).

2a 2,5 m

PLANTIO E TRATOS CULTURAIS
Neste caso tem-se utilizado o espaçamento mais adensado de 2a 2,5 m entre plantas. As covas de plantio devem ter as dimensões de 40 x 40 x 40cm e deve-se colocar de 15 a 20 litros de esterco de caprino/ovino e mais ou menos 300 gramas de superfosfato simples por cova.

Normalmente, a colheita ocorre de fevereiro a junho (atemoia) e de dezembro a julho (fruta-do-conde e condessa).

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Como plantar atemoia? Adquira mudas saudáveis e bem desenvolvidas e tome cuidado ao fazer o transplante da muda para o vaso. Mantenha o torrão que está em torno das raízes e faça um manuseio cuidadoso, para não danificá-la. A atemoia se desenvolve bem em solos drenados e ricos em matéria orgânica.

A Atemóia é uma arvoreta caducifólia (perde todas as suas folhas em uma época do ano) que atinge entre 3 e 5 metros de altura e seus frutos possuem tamanho maior (até 600g), com menos sementes e de qualidade superior às duas espécies que deram sua origem.

cinco metros

Um pé de atemoia pode atingir até cinco metros e, por isso, o cultivo um bom espaçamento entre as plantas.

A atemóia gosta de clima úmido e quente (tropical) e precisa de muita água para se desenvolver bem. O solo deve ser profundo, adubado e com bastante matéria orgânica. O pH de acidez do solo deve estar entre 5,0 e 6,0.

Quando fazer a poda de fruteiras? - Setembro: este mês é o ideal para fazer uma limpeza e poda superficial das suas fruteiras.

Após mudada, quando a planta atingir 60cm de altura é feito o desponte do ramo principal. Até a planta atingir os 3 anos de idade, serão feitas duas ou três podas para organizar sua arquitetura, quando iniciarão as podas de produção, em cada ciclo.

O peso médio de uma atemoia é cerca de 450 g, e devido ao seu elevado teor de carboidratos, ela deve ser consumida com cautela em casos de diabetes.

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

E nada de jogar casca e semente fora, a atemoia pode ser toda aproveitada! Tanto a casca quanto as sementes são ricas em fibras e minerais.

Utilize pequenos cacos de telhas, argila expandida ou brita e faça uma camada no fundo do vaso, preenchendo toda a circunferência. Observe atentamente se esses elementos não estão tapando os furos e obstruindo a passagem da água.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia. O tamanho dessa fruta varia, e o sabor é mais adocicado.

Chamadas cientificamente de Annona cherimola Mill x Annona squamosa pesam de 200 a 600g, têm forma arredondada e são mais lisos externamente que os da fruta-do-conde; são verde-amarelados quando maduros e a polpa é branca com as sementes de cor marrom-escura.

a gente tem a gente ela floresce e quando ela atingir esse tamanho aqui a gente vai estar no mês aí de Fevereiro ao de Março.

São três variedades que estão bem aclimatadas no Brasil: Pink Mammoth, que tem uma fruta grande e perfumada, doce e com poucas sementes. Thompson, bem parecida, com um brix superior. Gefner, similar às anteriores, mas com destaque em maior quantidade de polpa e uma resistência maior a climas mais quentes.

A flor da atemoia é hermafrodita e exibe dicogamia protogínica, que é o principal fator que limita a autopolinização. Com isso é necessário a polinização artificial das flores.