Como plantar alfavaca muda?

Perguntado por: ividal7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para plantar a alfavaca, escolha um solo rico em húmus, evitando deixar a terra a descoberto durante muito tempo, para que não se percam alguns nutrientes. Se a plantação for efetuada em vasos, pode colocar um pouco de areia, de forma que seja facilitada a drenagem.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

SACOS PARA MUDAS - IDEAIS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS
Em diferentes tamanhos, eles são utilizados para a produção das mais diversas espécies de plantas e garantem uma formação de mudas segura, pois são de fácil manuseio e resistentes a intempéries.

Além de ser uma erva bem aromática - indicada para temperar massas e molhos - a alfavaca também se destaca por ser fonte de vários nutrientes importantes, como substâncias antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B, que fortalecem os sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular.

Suas folhas são muito utilizadas na culinária, pois possui um aroma agradável semelhante ao cravo-da-índia. Além das folhas, tanto o caule quanto as flores da alfavaca são utilizados para produzir medicamentos fitoterápicos, chás, xaropes e óleos essenciais.

O chá de alfavaca pode eliminar toxinas e combater processos inflamatórios, pela alta concentração de flavanoides. Na presença de sintomas de gripes e resfriados, tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca é um excelente expectorante das vias aéreas superiores, auxiliando na eliminação de mucos e secreções.

Alfavaca ou manjericão doce
É conhecida também como manjericão doce por ter menos amargor que o basílico italiano. Tem folhas médias, pontiagudas e serrilhadas, seu sabor é marcante com notas do cravo-da-índia e toque cítrico. A rugosidade das folhas lembra as de hortelã.

Como cuidar e cultivar Alfavaca? Você não precisa de muito espaço para cultivar este tipo de planta, bastando apenas um canteiro pequeno ou um vaso para que ela fique sozinha. O recomendado é que se molhe ao menos uma vez por semana. Sempre tomado para não encharcar o solo e fazer com que a raiz venha a apodrecer.

O espaçamento apropriado deve respeitar 20 centímetros de distância entre sulcos. Em caso de semeaduras a lanço, as sementes de alfafa devem ser lançadas ao solo de modo uniforme. Independentemente do tipo de plantio, a profundidade das sementes no sulco não pode ultrapassar 2 centímetros.

é originária da Ásia e pertence à família Lamiaceae, que abrange 30 espécies encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Conhecida como alfavaca-cravo, alfavaca e alfavacão, possui aroma forte e agradável.

Mas alfavaca e alfavacão é a mesma planta? Não, a alfavaca ou manjericão é o Ocimum basilicum, e o afavacão é o Ocimum gratissimum. São plantas bem parecidas, e com muitas indicações semelhantes.

Preparação: Aqueça uma xícara de água numa panela e desligue o lume após ferver. Adicione duas colheres de sopa de alfavaca. Deixe a mistura tapada até arrefecer e depois bata tudo numa liquidificadora. Por fim, passe a pasta do chá no couro cabeludo, deixe por 10 minutos e depois lave normalmente.

Além disso, o nível de potássio presente nas sementes contribui para a redução da pressão arterial. Por isso, o uso regular da alfavaca pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares.

Alfavaca. A alfavaca é parente do manjericão, mas possui um sabor mais forte que seu primo. É perfeita para carnes assadas e para substituir tabletes de carne industrializados nas receitas (na troca, use algo como duas folhas para cada tablete). O bacana é que assim como o manjericão, você pode plantá-la em casa.

  1. Passo 1: Canela em pó A canela tem poder antifúngico e antibacteriano, ajudando as estacas a manter-se livres de doenças durante o enraizamento. ...
  2. Passo 2: Mel. ...
  3. Passo 3: Ferva a agua. ...
  4. Passo 4: Adicione o mel. ...
  5. Passo 5: Armazene a mistura. ...
  6. Passo 6: Aplique na planta.

Onde fazer o corte? O corte precisa ser feito no entrenó, assim o nó poderá ser colocado em contato com a água ou com a terra para gerar raiz. Funciona da seguinte forma: um nó que está no meio de um caule, se for estimulado, pode dar origem a novas partes de acordo com a necessidade da planta.

"Quando é excesso de água, as folhas vão murchando, caindo um pouco envolta do vaso, mas, se ainda tem folhas na plantas, ela ainda está viva", diz. "Na hora em que não tiver nenhuma folha na planta, só um galhinho murcho, é sinal de que ela já deve ter morrido", afirma Eliana.

Faça a estaquia ou a divisão de raiz
Esse procedimento é uma maneira de tirar a muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para fazer isso da maneira correta, o ideal é selecionar os ramos mais jovens — como um que tenha dois ou três pares de folhas — e fazer um corte bem na base do talo.

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.

É muito importante segurar com firmeza a base da muda para que não haja nenhum dano a ela. Caso suas mudinhas estejam em saquinhos plásticos bem apertados, basta apertar as laterais com o indicador e o polegar. Isso irá afrouxar o recipiente. Aí, é só retirar a planta.