Como plantar Alecrim de mercado?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Primeiro corte alguns galhos, retire as folhas de baixo e mantenha as de cima. Coloque em um recipiente com água, que deve ser trocada a cada dois dias, e deixe em um local que receba bastante luz solar. Espere algumas semanas, até que as raízes cresçam. Depois é só transferir para um vaso com terra.

Escolha o método para plantar o alecrim
Pode plantar o seu alecrim através de galhos, de mudas ou através da semente de alecrim. O uso de substratos contribui para o desenvolvimento saudável do alecrim, tornando-se mais resistente às pragas.

O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino. Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente.

A planta gosta principalmente de luminosidade, por isso deve receber luz solar diretamente por, pelo menos, cinco horas diárias.

3. Enraizamento no pé

  1. Cultive um pé de alecrim e espere até ele crescer bastante;
  2. Deixe juntar vários ramos;
  3. Separe um ramo próximo ao pé, mas sem removê-lo do caule;
  4. Pressione o galho na terra;
  5. Cubra com terra como se estivesse plantando;
  6. Assim que o galho criar raiz, separe e transplante para outro local.

Como cultivar alecrim na água
Para cultivar a planta na água, basta mergulhar alguns ramos em um recipiente com o líquido e esperar que suas raízes nasçam. Entretanto, é preciso colocá-la em um vaso depois que ela se desenvolver. Deixe o alecrim perto da janela para receber os raios solares.

O alecrim é uma planta perene, que gosta de sol pleno e baixa umidade. Isso significa que você não vai ter muito trabalho para cultivá-lo. Mas se você quer saber quando plantar alecrim, saiba que a melhor época é entre os meses de setembro a novembro.

Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

A estaquia é a mais fácil delas. Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.

A planta de alecrim geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para prosperar e oferecer de forma sustentável alto rendimento para mais de uma década. Na maioria dos casos, a planta responde muito bem a fonte de nitrogênio, especialmente quando o nitrogênio é aplicado após a colheita.

Se o alecrim está seco, a falta de sol e o excesso de água podem ser os responsáveis, como é o caso da planta do vídeo. Olha só que matemática maluca a dessa planta: menos sol e mais água é igual a um alecrim seco.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado. Basta plantar o alecrim em vaso e deixá-lo em um local bem iluminado, mas ele não gosta da luz direta do sol.

O alecrim é uma planta perene e se cultivado corretamente pode produzir bem por até 10 anos.

4 pés

Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva lenhosa e aromática que pode viver por 15-20 anos. É um arbusto perene com uma altura média de 4 pés (1,2 m).

Quando e como colher alecriam para mudas e óleo essencial – Rosmarinus officinalis. A maioria dos agricultores não colhem alecrim nos primeiros 15-21 meses, após a semeadura ou estabelecimento das plantas. Partir do segundo ano, eles colhem uma ou duas vezes por ano.

35 dias

Germinação: 28 a 35 dias. Profundidade de semeadura: sobre a terra, levemente enterrada (no máximo 0,5 cm). Tempo para colheita: Você pode colher durante o ano todo, sempre usando uma tesoura e cortando as pontas dos galhos. Assim a planta rebrota e continua crescendo.

age acalmando as suas dores articulares. ele funciona muito bem para artrose problemas de circulação e dores musculares e para essa dica Você vai precisar.

Embora seja difícil de germinar de sementes, o alecrim pode ser propagado por estacas feitas com galhos bem formados, de 10 cm, cultivados em areia e composto orgânico úmido. Elas enraízam em poucas semanas e já podem ser transplantadas para um vaso grande ou canteiro definitivo, com terra, areia e húmus de minhoca.