Como plantar a semente de pequi para nascer?

Perguntado por: sassuncao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Por isso, é bom já começar! Selecione uma semente do fruto já maduro e retire a pele que a reveste. Em seguida, coloque essa semente em um recipiente com água durante um período de quatro a cinco dias. O próximo passo é deixar a semente secar totalmente na sombra por até 10 dias.

A produção do Pequi inicia a partir do quarto ano após o plantio e ocorre de outubro a janeiro. O uso de mudas enxertadas permite antecipar a frutificação para o segundo ano. Após o plantio, reduzir o espaçamento e aumentar a densidade de plantas na área plantada.

A melhor época para plantar o pequi é entre os meses de setembro e outubro, quando as temperaturas começam a ficar mais amenas.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

O pequi é conhecido também como um alimento preventivo por diminuir o risco de câncer. Não só a polpa, mas a castanha do pequi produz um óleo que pode ser usado no tratamento de doenças respiratórias além da produção de cosméticos como cremes hidratantes e sabonetes.

As mudas de pequi devem ser produzidas em sacos de polietileno colocando-se de três a quatro sementes por saco, enterradas a profundidade de dois cm. A percentagem de germinação alcança 60% e o período de germinação é de 60 a 300 dias. O plantio das mudas no campo pode ser feito com espaçamento de 8 x 8 metros.

Para reaproveitar a casca e gerar renda para muitas famílias, surgiu a ideia de fabricar o sabão. Ele é utilizado para diversas atividades da casa, como lavar roupas, limpar e até lavar os cabelos. Muitas mulheres, inclusive, relatam que o sabão feito da casca do pequi dá mais brilho e maciez aos fios.

Espécie do Cerrado
O pequi (nome científico: Caryocar brasiliense) é um fruto típico do Cerrado, cuja nomenclatura vem do Tupi e significa “pele espinhenta”. O pequizeiro é uma árvore de copa frondosa que pode chegar a 12 metros de altura.

Mas atenção: dá para plantar somente três sementes de pequi em cada vaso de 4 litros. Recomenda-se irrigar o pequizeiro duas a três vezes a cada dia porque se ele for muito exposto ao sol pode ser queimado. Entretanto, é importante não se esquecer de tomar cuidado para que não haja um excesso de umidade.

Acrescentar 5 kg de esterco de gado bem curtido ou 1 kg de esterco de galinha. Fazer uma adubação de cobertura, colocando 10 g da fórmula NPK 10-10- 10, por planta, 20, 40 e 60 dias após o plantio. Para o sucesso do cultivo do pequi recomenda-se fazer o coroamento anual das mudas e se necessário o controle de formigas.

De dezembro a fevereiro, dá-se a colheita do pequi.

Faça pequenos furos na terra (a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente) e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem. Se mais de uma semente germinar no mesmo local, faça a remoção ou o transplante daquela muda menos desenvolvida.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

A base da muda deve ficar 1 centímetro abaixo do nível do solo. Jogamos terra dentro da cova preenchendo-a por inteiro. Com as mãos, forçamos a terra em volta do torrão para que ela não fique tão solta.

O pequi não tem contraindicações.