Como plantar erva doce do saquinho de chá?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Cortar a parte de cima de um saquinho de chá de erva-doce e despejar as sementes, espalhando-as pela terra do potinho de paçoca. Dar uma mexidinha e completar com mais um pouquinho de terra para cobrir as sementes.

As sementes são soltas, então a melhor maneira de coletá-las é colocando uma tigela grande ou em um tecido embaixo da planta e chacoalhar o caule. Você também pode embrulhar coroa de sementes com gaze, cortar o caule e remover as sementes depois.

É bem fácil de fazer. Depois de usar o sachê para fazer o seu chá, basta retirar o conteúdo e colocar sobre a terra. Isso irá ajudar no crescimento das suas plantas!

O tempo necessário para os brotos amadurecerem depende muito das genéticas envolvidas. Algumas indicas cultivadas pela sua velocidade podem estar prontas após 5-7 semanas de floração. Porém, o tempo médio de floração para a maioria das indicas e das híbridas é geralmente de 7-10 semanas, dependendo da cepa.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Como plantar erva-doce de saquinho (de chá)
Separar três partes iguais de terra vegetal, de substrato de fibra de coco e de húmus de minhoca. Retirar os pedaços maiores para não atrapalhar o plantio, já que as mudas são pequenas.

Como germinar e plantar
Coloque 2 a 3 sementes em uma profundidade de um a dois centímetros e cubra com terra. Mantenha sempre bem úmido durante o período de germinação. As sementes começarão a brotar entre 7 a 14 dias.

A conservação é em geladeira, guardada em saco plástico ou embrulhada em filme plástico. Não dura mais que uma semana.

Cultivos em vasos ou jardineiras, somente se possuírem profundidade acima de 30 centímetros, para assegurar espaço para o sistema radicular da erva-doce. Use solo leve e cascalho para drenagem. >>> ESPAÇAMENTO De 25 a 30 centímetros de distância entre plantas é o mais adequado para o cultivo de erva-doce.

Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

A estaquia é uma forma de tirar muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para isso, o ideal é selecionar os ramos mais jovens, como um que tenha dois ou três pares de folhas e fazer um corte na base do talo. Para a divisão de touceiras, retire um pedaço da sua planta com a raiz.

Despeje as sementes em um copo raso e adicione cerca de duas vezes mais água. Permita que elas fiquem de molho por várias horas. Fazer isso permite que as sementes absorvam água, deixando-as mais propensas a germinar. Encha uma bandeja de sementes com substrato bem drenado.

Dias para germinação: 20 a 30 dias. Profundidade de semeadura: sobre a terra, levemente enterrada (no máximo 0,5 cm). Tempo para colheita: após a floração, a qualquer tempo.

E a boa notícia é que é super fácil de plantar! Desde que seja plantada em um local ensolarado, com solo bem fertilizado e de drenagem boa, ele pode prosperar mesmo em um vaso na varanda. Você pode plantar alho no outono e na primavera.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

Forneça luz solar adequada. A maioria das plantas necessitam de, no mínimo, quatro horas de luz solar para crescer. Assim, a dica do Portal Atualizei é: escolha um local de sombra parcial e luz indireta. No caso das plantas de interiores, exponha o vaso aos raios UV, durante as primeiras horas de luz.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

Vale dizer que o plantio deve ser feito preferencialmente pela manhã e não permita contato das raízes diretamente com o sol. Isso prejudicará a muda.

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

A erva-doce também chamada de anis, é uma planta aromática e melífera (que atrai abelhas) da família das Apiaceae.