Como pessoas com heterocromia enxergam?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Devido a uma mutação no gene EYCL3, responsável pela quantidade de melanina presente na íris, os olhos podem ter uma coloração mais voltada para o castanho ou para o azul. Quando essa mutação está relacionada ao gene EYCL1, costuma afetar a pigmentação, levando o olho a uma tonalidade esverdeada.

A heterocromia se manifesta pela alteração da coloração dos olhos. Quando se é portador desde a nascença especialmente se for herança genética dos pais, a doença é benigna e não causa nenhum tipo de transtorno ocular ou perda de visão, por isso o único sintoma conhecido é a coloração distinta de um olho do outro.

Nesta imagem, vemos 4 tipos diferentes de heterocromia:

  • Setorial Segmentada.
  • Setorial Central.
  • Completa.
  • Completa Setorial.

verde

Ainda que não pareça, o verde é considerado a cor de olhos mais rara do mundo. Uma pesquisa da Academia Americana de Oftalmologia de 2014 descobriu que apenas 9% das pessoas têm olhos verdes, enquanto 45% têm olhos castanhos, 18% têm olhos castanhos e 27% têm olhos azuis.

A característica de apresentar olhos de cores diferentes é conhecida cientificamente como heterocromia, sendo comum em alguns animais, mas rara em humanos, atingindo cerca de 1% da população mundial.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

O papel da genética
A heterocromia atinge apenas 0,1% da população, o que faz dela uma condição rara. Ao contrário do que se pensa, ter pais ou avós com olhos claros não é determinante para carregar a característica.

Sendo uma rara condição dos seres humanos, a heterocromia pode derivar de três causas diferentes, como heranças genéticas, onde a variedade na cor dos olhos passa de pais ou avós para seus filhos ou netos, como consequência de lesões oculares, onde o olho muda de cor após uma pancada, e por fim, o quadro de ...

Olhos com cor de avelã tem uma tonalidade que mescla tons de dourado, marrom e verde. Por isso, olhos com essa coloração são muito influenciados pelo ambiente onde estão e parecem até mudar de cor dependendo da quantidade de iluminação, das cores que você está vestindo ou da maquiagem aplicada. Método 1.

Heterocromia em humanos
A heterocromia é muito rara em humanos. Pesquisas sugerem que a maioria dos casos de heterocromia em humanos é benigna e ocorre sem qualquer anormalidade subjacente.

Kiefer Sutherland, protagonista da série “24 Horas”, tem detalhes verdes em seus olhos azuis. A atriz Mila Kunis tem o olho esquerdo avelã e o direito verde e o ator Henry Cavill, que interpretou o Superman, tem olhos azuis mas o esquerdo é parcialmente marrom.

Uma pessoa pode ter um olho de cada cor por diversos motivos e, isso porque a causa está ligada ao tipo de heterocromia. Por exemplo, há possibilidade de desenvolver a condição a partir de um forte trauma ocular ou golpe na região do olho, afetando diretamente a íris e provocando a mudança da cor.

Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado "liprocomo". Essa é uma cor é extremamente rara, ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil. Essa coloração realmente é notável, se você tem essa cor de olho agradeça aos deuses pela sua sorte.

Azul — 8% a 10%
Entre 8% e 10% da população tem olhos azuis, contudo. Acredita-se que a mutação genética que originou essa característica ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás.

Os olhos vermelhos são um problema ocular bastante comum, cuja gravidade varia, desde problemas quase insignificantes até graves doenças dos olhos. Habitualmente, o olho vermelho resulta da dilatação dos vasos sanguíneos conjuntivais que pode ser devida a inflamação, secundária a algum tipo de irritação ou infeção.

A condição, também chamada de “síndrome de Albury-Wodonga” ou “ceratite de ceifador”, é associada à ulceração aguda da córnea. A síndrome é causada pelo contato com secreções de uma espécie de besouro minúscula chamada orthoporus.

Embora seja comum o termo “olho verde”, na verdade, ninguém tem o olho dessa cor. Ocorre que a íris só aparenta ser esverdeada, mas, no fundo, é uma mistura de cores.