Como pessoas cegas acessam a internet?

Perguntado por: rinfante2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A resposta é simples: os cegos navegam na internet com a ajuda de um programa que lê em voz alta cada palavra escrita em uma página web. E os primeiros programas deste tipo surgiram na década de 1980.

A acessibilidade web ajuda pessoas com deficiência a navegarem por um site e a acessarem conteúdos através de ferramentas específicas, como um leitor de tela. Ao tornar seu site acessível, você permite que mais pessoas possam interagir com ele e ter uma boa experiência, além de gerar mais tráfego para as suas páginas.

Instagram lança recurso de legenda com descrição de imagens para cegos. A última atualização do Instagram, rede social que tem imagens e vídeos compartilhados como sua principal característica, incluiu a opção de descrição automática e legendas produzidas especialmente para cegos, de forma a tornar o app mais inclusivo ...

O conhecimento sobre as cores no caso de pessoas cegas de nascença é representado numa região cerebral normalmente associada ao conhecimento de palavras que não têm referências sensoriais, como virtude ou justiça. Foi o que descobriu um estudo publicado na Nature Communications.

O Sistema Braille, tornou-se universal para leitura e escrita para cegos, sendo adaptado a todos os alfabetos, como o chinês, o árabe e o guarani. Ao longo do tempo, também foi adaptado para se aplicar a todas as áreas do conhecimento.

Outras tecnologias
Diversos aplicativos no smartphone para reconhecer imagens, rótulos de produtos, cédulas de dinheiro e acessar materiais impresso ajudam pessoas com deficiência visual.

O uso dos recursos computacionais com programas específicos como Dosvox, Virtual Vision e Jaws, permite aos deficientes visuais, maior possibilidades de acesso à aprendizagem, a conteúdos relevantes como pesquisas, jornais, livros entre outros, além disso, tais programas servem de apoio às atividades do cotidiano.

A bengala é um instrumento muito útil para o deficiente visual. Ela serve para ajudar a pessoa a se locomover em ambientes desconhecidos, ou em ruas e calçadas. Atualmente vários cegos estão deixando a bengala de lado e utilizando cães- guias.

O objetivo da inclusão digital consiste, por exemplo, em conseguir que as pessoas mais idosas ou aquelas com menor poder aquisitivo ou deficiências motoras, intelectuais ou audiovisuais não fiquem fora de um mundo que oferece possibilidades infinitas.

O Brasil tem mecanismos para promover a inclusão social e digital: leis, produção tecnológica especializada, centros de pesquisa em acessibilidade. Porém, existem poucos pontos públicos de acesso à internet preparada para receber deficientes.

Basta habilitar na área de configurações no item acessibilidade. E, para utilizar, é só desenhar o Braille, ou seja, a tela do celular vira uma célula Braile e é só clicar na posição dos pontos para ir formando as letras e, consequentemente, as palavras e frases.

Os deficientes visuais também jogam videogame, mas não da maneira tradicional. Como não contam com a visão para se orientar, eles precisam de um tipo específico de jogo: o audiogame.

Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.

“Os estudantes montaram um equipamento capaz de gravar a voz de quem está guardando as roupas, que indica o modelo e a cor. Quando o deficiente visual pega o cabide, que tem uma marcação em braile, ele aciona um dispositivo e sabe o modelo e a cor da vestimenta.”

"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos. Quando afetada a córnea se torna opaca, resultando no aspecto que você descreveu.