Como permanecer firmes nas provações da vida?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

Descubra como manter a fé em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de fé que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

5- Permaneça firme, santifique-se – 'De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.' (2 Coríntios 4:8-9) – É no meio das dificuldades que a nossa fé é provada.

Jó 1:11-12
As provações são inerentes à vida de qualquer pessoa, principalmente nos tempos atuais, onde há desemprego, violência, doenças. Mas Jesus nos ensina que não sabemos o que há por trás daquilo que nos acontece e nem por que acontecem. Só temos a certeza de que Deus tem sempre a palavra final a nosso respeito.

Se temos de passar por algumas provações, dificuldades e aflições e de passar por algumas privações; elas costumam purificar o metal de que somos feitos, livrá-lo das impurezas e prepará-lo para ser utilizado pelo Mestre.

Portanto, diante da provação, precisamos nos esforçar para permanecermos firmes e convictos. Caso contrário, assumiremos uma atitude fragilizada pelo medo e pelas emoções. Em outras palavras, estaremos assumindo atitudes de pessoas melindrosas e “fracas”, no pior sentido da palavra.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé. Os desafios não acabam quando passamos a confiar nele, por isso sem fé é impossível agradar a Deus. Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades.

QUEM MARCA O TEMPO DE DURAÇÃO DA PROVAÇÃO OU DO CASTIGO É DEUS. Toda provação ou castigo tem começo, meio e fim. O único castigo que não tem fim é o castigo de quem é condenado ao inferno.

Para perseverarmos firmes e constantes na fé em Cristo, é necessário que o evangelho de Jesus Cristo seja internalizado em nosso coração e em nossa alma, o que significa que o evangelho se torna não apenas uma das muitas influências na vida de uma pessoa, mas o enfoque determinante de sua vida e de seu caráter.

Ser firme na fé significa que a nossa vida está profundamente enraizada no solo do evangelho, que guardamos os mandamentos, que servimos humildemente ao nosso próximo e que guardamos os nossos convênios.

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

Continue a leitura e entenda!

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.

58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Tipo 1: Provações que são consequências de nossos próprios pecados ou erros. Tipo 2: Provações que acontecem em virtude deste mundo decaído, cheio de doenças, enfermidades e pessoas decaídas. Tipo 3: Provações que Deus deseja que passemos porque Ele deseja que cresçamos.

Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

A Bíblia diz que passava por uma provação terrível (leia o livro de Jó), e não sabia o que acontecia no mundo espiritual. Esse homem perdeu os filhos, todos os bens, a saúde e quase perdeu a esposa.

Nós crescemos quando temos experiências difíceis.
“Ele nada faz que não seja em benefício do mundo” (2 Néfi 26:24; grifo do autor). Essa é uma das possíveis razões por que Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam: Ele sabe que, de alguma forma, um dia, vamos nos beneficiar com a experiência.

“Neste mundo tereis aflições…” disse Jesus em João 16:33, mas no mesmo versículo Ele diz também: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.