Como perdoar uma pessoa que te magoou?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Essa não é uma tarefa simples!
Imagine: olhar para alguém que realmente te machucou e conseguir encontrar, naquele mar de dor, arrependimento e sofrimento, alguma ponta de vontade para perdoar essa pessoa. Não é de se admirar que muitos demoram meses e até anos para conseguir fazer isso.

É provado cientificamente que o perdão alivia a alma, cura alguns tipos de transtornos psíquicos, e aumenta o sistema imunológico. Já a dificuldade de perdoar aumenta as dores emocionais, causa doenças e pode ser um grande fator para agravar a depressão, por exemplo.

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também. Livra-me de todo amargor da vida e de todo sentimento ruim que eu possa estar sentido em relação aos meus irmãos, amigos e familiares. Oramos e clamamos no nome de Jesus, Amém!”

Como se perdoar

  1. Pare de racionalizar ou justificar o que aconteceu. ...
  2. Tente entender suas motivações. ...
  3. Reconheça a diferença entre culpa e vergonha. ...
  4. Considere como você pode ajudar a perdoar. ...
  5. Concentre-se em aprender com a experiência. ...
  6. Compreenda seus sentimentos e emoções.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Compreender e aceitar que o outro também erra é uma etapa determinante para lidar com as mágoas. Vale lembrar: cada ser humano vê o mundo de uma maneira. Isso quer dizer que nem sempre a intenção da outra pessoa é magoar, pois uma atitude que é errada para você, pode ser considerada correta por ela.

Mesmo que seja tentador gritar e esbravejar com a pessoa, às vezes, o melhor a se fazer é fingir estar calmo e ignorar o comportamento que magoou você.
...
Mantenha-se calmo.

  1. Respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca.
  2. Conte mentalmente até 10 devagar.
  3. Mantenha o seu rosto neutro e sem nenhum tipo expressão.

Que defeito é mais fácil perdoar? A ignorância.

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

Existe uma grande diferença entre perdoar e o ato de esquecer. Acreditamos que é menos difícil perdoar do que esquecer, pois é comum dizer-se “quem leva o tapa nunca esquece”.

Perdão é lembrar do que aconteceu, mas escolher não sentir mais dor por aquilo. Há quem discorde de que isso é uma escolha, uma decisão. Mas o fato é que está em nossas mãos lidar com as mágoas e feridas que nos incomodam.

Quem não perdoa torna-se prisioneiro da ofensa, das lembranças e de cadeias de amargura e ressentimento. Oração: orem juntos agora mesmo, cada um confessando diante de Deus se há alguma raiz de amargura perturbando a sua vida.

Peço perdão pelos meus erros e atitudes, fui completamente inadequado! Estou sentindo-me muito mal por isso. Tenho dificuldades em reconhecer meus erros e em demonstrar meu arrependimento, mas a verdade é que estou me torturando por dentro. Peço muitas desculpas pelo que fiz, queria tanto ter agido de outro modo!

Esse passo é muito fácil; basta começar com: “Desculpe” ou “Me perdoe”. Reforce a expressão de remorso dizendo exatamente o motivo de seu arrependimento. Por exemplo: “Sinto muito por dar um escândalo na sua festa” ou “Peço desculpas por ter sido grosso e impaciente com você ontem.”

São João Gualberto, herói do perdão.

É importante ter em mente que o erro, não necessariamente, é algo intencional ou de caso pensado. Ou seja, quem, por ventura, cometeu erros e machucou alguém pode estar arrependido e desejar se redimir. Por isso, é importante ter empatia, sabendo se colocar no lugar do outro. E tentar compreender o motivo das escolhas.

Faça perguntas que obriguem a outra pessoa a admitir o que fez. Caso ela nem sequer admita que tenha feito algo errado, ela provavelmente não vai se desculpar. Acusações diretas podem colocá-la na defensiva, mas você pode obrigá-la a confessar através de perguntas insinuadoras.