Como perdoar uma mentira do marido?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Tenha a dignidade de reconhecer que errou, pedir perdão e seguir em frente, seja da forma que for, sem refletir no outro a sua personalidade. Apesar de se tratar de ser humano, pode ser que seu companheiro não tome atitudes iguais às suas; pode ser que ele seja uma pessoa melhor. Admita essa possibilidade.

Como lidar com mentiras no relacionamento?

  1. Identifique a mentira. ...
  2. Entenda porque ele está mentindo. ...
  3. Não se culpe por ele estar mentindo. ...
  4. Entenda o contexto da mentira. ...
  5. Confronte ele com transparência. ...
  6. Converse sobre os motivos dele ter mentido. ...
  7. Mostre que você não gosta de ser enganada.

Como fazer: é preciso, sobretudo, ouvir. “Você pode até se explicar, mas fuja da disputa”, alerta Ailton Amélio. Deixe que ele desabafe e demonstre interesse por seus sentimentos. Para o psicólogo, também é essencial não tentar diminuir a extensão o erro.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Tenha a dignidade de reconhecer que errou, pedir perdão e seguir em frente, seja da forma que for, sem refletir no outro a sua personalidade. Apesar de se tratar de ser humano, pode ser que seu companheiro não tome atitudes iguais às suas; pode ser que ele seja uma pessoa melhor.

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

4) É possível confiar em alguém que conta muitas mentiras? Resposta: Infelizmente não! Mentir prejudica as relações de amizade e confiança, e a mentira também traz uma série de transtornos em nossa vida prática, e não é fácil conviver com pessoas que têm o hábito de sempre inventar as coisas.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Evite fazer acusações.
Não cruze os braços e as pernas nem grite ou bata os punhos na mesa — tudo isso passa uma imagem intimidante. O outro estará mais disposto a falar a verdade se sentir que será compreendido. Sente-se com ele e, se possível, olhe-o nos olhos, falando com um tom suave e tranquilizante.

1. Infidelidade na relação costuma ser um dos erros que as mulheres mais têm dificuldade de perdoar e superar. 2. Contar mentiras para fugir de situações sérias e esconder problemas e fatos que podem afetar a relação no futuro também é difícil de ser perdoado.

Não esperamos nem perdoamos a mentira de quem diz que nos ama. Se pegamos o nosso amor numa mentira, seja ela qual for, a confiança é abalada e abre-se espaço para o ciúme. Este terrível sentimento envenena a relação e, onde antes havia entrega e espontaneidade, passa a haver desconfiança e insegurança.

Por isso, devemos entender que perdoar não significa livrar o outro da culpa. Tampouco esquecer o que aconteceu. Significa deixar o sofrimento ir embora.
...
Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

Confronte-o com honestidade e transparência.
Em vez de dizer: "Eu sei que você está mentindo" ou "Você é um mentiroso", dê uma oportunidade para que ele seja sincero. Diga: "Eu acho que você está preocupado com alguma coisa ou que existe algo que não queira me contar.