Como perder peso depois dos 50 anos?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Como perder peso aos 50 anos: 6 dicas simples para emagrecer

  1. Consulte um nutricionista.
  2. Busque ter uma alimentação variada, saudável e rica em nutrientes.
  3. Evite o sedentarismo e se mova mais.
  4. Encontre um exercício que você goste.
  5. Procure dormir melhor.
  6. Evite o estresse.

Coma bastante proteína: Durante a menopausa, o músculo começa a diminuir, portanto, é necessário aumentar o consumo de proteína em relação ao que era consumido antes. Desta forma, não só contraria esta perda, como também favorece a eliminação da gordura.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

A diminuição da massa muscular provavelmente diminuirá o metabolismo, um processo complexo que converte calorias em energia. Ter mais gordura e menos músculos reduz a queima de calorias. Além disso, muitas pessoas se tornam menos ativas com a idade, o que também retarda o metabolismo.

Thais explica que “com a queda no hormônio estrogênio, o metabolismo todo muda, fica mais lento e, assim, a gordura passa a se acumular com mais facilidade na região abdominal e nos braços. Dessa forma, a queima de gordura fica menos eficiente”. Além disso, as questões psicológicas também contribuem para esse cenário.

Contudo, também é importante evitar alimentos de carboidratos simples. Por exemplo, pães, massas, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas. Afinal, essas opções desaceleram o organismo e promovem o que popularmente conhecemos por “pneuzinhos”.

  • Consumo de ultraprocessados. Segundo Bruno, os alimentos ultraprocessados têm muitas calorias desnecessárias, gerando um desbalanço energético, principalmente quando consumidos em excesso. ...
  • Optar por carnes gordurosas. ...
  • Consumo de alimentos salgados. ...
  • Não ingerir leite e derivados.

Alimentos fontes de vitaminas
Alimentos ricos em vitamina C como o limão, a laranja e a acerola, em vitamina E como os alimentos fonte de gordura boa, e vitamina A como o fígado, a gema de ovo, vegetais como espinafre, abóbora e cenoura e frutas como mamão e manga.

Conheça então os 7 alimentos para acelerar o metabolismo!

  • Pimenta. ...
  • Chá verde e matchá ...
  • Gengibre. ...
  • Café ...
  • Whey Protein. ...
  • Frutas vermelhas. ...
  • Canela.

Pilates. Os exercícios de pilates ajudam a melhorar a flexibilidade, postura, o fortalecimento dos músculos e, quando aliada a dieta e outra atividade física com elevado gasto calórico, contribuem para o emagrecimento.

Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. Além disso, ela pode ser feita na esteira, na academia ou mesmo no seu bairro, em sessões de 30 minutos três ou quatro vezes na semana.

chá verde

Portanto o chá verde é uma opção interessante. Ele contém catequinas e cafeína, o que confere uma ação termogênica. Com isso, há maior gasto energético. Ainda, apresenta substâncias polifenóis que ajudam a queimar gordura.

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Tratamentos para barriga hormonal
Geralmente, o tratamento é realizado através do uso de medicamentos para controle, ou dieta alimentar. O tratamento varia de acordo com o tipo de hormônio e grau de alteração.