Como perder o medo de dirigir na subida?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Fugir das subidas não vai fazer esse medo passar. É preciso pegar o carro e treinar o quanto for preciso, até se sentir segura”, explica. Não se esqueça de que ao entrar na ladeira, a marcha do carro deve ser reduzida para que ele tenha mais força de arranque.

Como perder o medo de dirigir?

  1. Consulte um psicólogo. O tratamento com um profissional será fundamental para que você possa controlar o lado emocional, se reequilibrando, para que volte a treinar na direção. ...
  2. Pratique. ...
  3. Mantenha a calma. ...
  4. Faça outro curso de direção.

Qualquer transtorno de ansiedade afeta concentração, foco, percepção, memória e atenção, movimentos e hábitos rotineiros com ou sem medicação, portanto é aconselhável não dirigir nem usar instrumentos perigosos.

Os especialistas dizem que, em média, uma pessoa que nunca dirigiu na vida leva 25 aulas para estar preparada para o exame de direção. Isso quer dizer de um a dois meses de aula.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Ao parar por completo, puxe o freio de mão. Remova o pé do freio quando for pisar no acelerador para impedir que o carro ande para trás. Pressione o acelerador e remova o outro pé da embreagem. Quando o carro estiver prestes a avançar, acelere lentamente, enquanto solta o freio de mão.

Para passar por um quebra-molas: Ao avistar o quebra-molas, pise no freio para diminuir a velocidade. Reduza as marchas do carro uma a uma, até a 2ª marcha. Passe pelo quebra-molas de 2ª marcha (sem pisar na embreagem).

Quando você sobe, você gasta a energia dos seus músculos pra fazer o esforço… E quando desce, a gravidade te acelera e o impacto do seu pé com o degrau abaixo faz o trabalho de parar.

Em ladeiras, o ideal é utilizar a segunda ou terceira marcha. Quanto mais baixa a marcha, menos potência você estará aplicando, portanto menor o risco de patinar.

Subir e descer ladeiras é uma ótima forma de variar o estímulo e colher benefícios. Trata-se, de fato, de uma ótima atividade física. Ao caminhar “ladeira acima”, temos uma redução do impacto nas articulações e um aumento no nível de esforço, que vai resultar em maior gasto calórico.

Aprender a dirigir, no começo é difícil. Ter atenção em várias coisas ao mesmo tempo, dentro e fora do veículo, causa pânico em muita gente. A ansiedade é característica marcante em quem tem medo de dirigir. Essas pessoas costumam pensar lá na frente, no que pode vir acontecer de negativo.

Doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia tornam as pessoas inaptas para dirigir veículos, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Os laudos emitidos pelo médico e pelo psicólogo podem impedir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva

  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

O melhor horário para fazer aulas
Procure fazer as demais, bem cedinho, de preferência nos horários das 06:00 e 07:00 da manhã. Entenda que seu instrutor é humano e, com certeza, com o passar do dia ficará desgastado física e psicologicamente – você não vai querer fazer aula com um instrutor cansado e estressado, vai?

Basta conferir os passos a seguir.

  1. Prepare-se. Não há como aprender a dirigir sem conhecer os ajustes que devem ser feitos antes da partida. ...
  2. Conheça os pedais. Um veículo com câmbio manual possui três pedais. ...
  3. Ligue o veículo. ...
  4. Engate a marcha. ...
  5. Faça o carro andar. ...
  6. Acelere.

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.

Se você estiver parado em uma subida, já estará com os pés no freio e na embreagem. Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.