Como perder o medo de andar de moto na rua?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Além disso, praticando cada vez mais, você consegue ter uma relação maior com o veículo. Logo, vai pegando mais confiança e é assim como você pode perder o medo de andar de moto. Confira: Motos de alta cilindrada mais roubadas 2023.

Como vencer o medo?

  1. Entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. ...
  2. Não evite o medo. ...
  3. Converse sobre o seu medo com amigos. ...
  4. Faça terapia.

Em primeiro lugar, uma das melhores formas de lidar com o medo de dirigir é realizando o máximo de aulas práticas possíveis. Isto é, as aulas de direção servem justamente para fazer com que a ansiedade e a sensação de insegurança ao estar atrás de um volante sejam superadas.

Sim, pode, porém o grau de periculosidade muda de caso a caso.

É muito comum pessoas relatarem que ficam apreensivas ao andar de moto. O medo é algo comum do ser humano. Não seríamos nada sem este sentimento. Quando estamos pilotando, é até interessante ter um pouco de receio.

7 melhores motos para iniciantes

  • Honda PCX 150. Tá procurando uma moto fácil de pilotar? ...
  • Dafra Citycom 300i. Na relação entre motos para iniciantes, a scooter da Dafra não pode ficar de fora. ...
  • Honda Pop 110i. ...
  • Yamaha Factor 125. ...
  • Haojue DK 150 CBS. ...
  • Suzuki Burgman 125i. ...
  • Honda Biz.

Moto para iniciantes: 8 dicas para arrasar pilotando

  1. Treine em local tranquilo. ...
  2. Aprenda a frear progressivamente. ...
  3. Treine a redução de marchas. ...
  4. Utilize os equipamentos de proteção. ...
  5. Tenha uma postura correta ao guidão. ...
  6. Cuide dos pneus. ...
  7. Aprenda a estacionar. ...
  8. Tenha atenção no trânsito.

“O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo.

Em Salmo 34:4, está escrito: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Não podemos nos deixar dominar pelo medo. Então, hoje te convido a orar lançando fora todo medo que tem te paralisado, lembre que Deus é maior do que tudo isso que tanto lhe aflige e Ele cuidará de você.

Uma ótima forma de ter coragem e afastar o medo é sair da sua zona de conforto realizando coisas que sempre quis. Isso pode incluir a superação de pequenos medos como comer sozinho em um restaurante, conhecer novos lugares ou pessoas, ou liderar um projeto, por exemplo.

No começo, é normal ter medo de dirigir. Não fique mal por isso. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABMT), mais de 2 milhões de brasileiros têm medo de dirigir. Desses, 80% são mulheres, pelos mais diversos motivos.

Confira algumas dicas que o ajudarão a vencer a insegurança e a colocar um ponto final no pânico de dirigir.

  1. Treino e prática. ...
  2. Familiarize-se com o veículo. ...
  3. Opte por horários calmos. ...
  4. Dirija ao lado de um motorista experiente. ...
  5. Dê carona para um amigo. ...
  6. Peça ajuda profissional. ...
  7. Conte com um seguro que te apoie.

Partilhe e enfrente os seus traumas, medos e fantasmas:
Ninguém diz que é simples e fácil, mas esta pode ser a melhor forma de, gradualmente, seguir em frente. Não espere voltar novamente a andar de moto como antes. Tudo tem o seu tempo! Não se envergonhe de falar sobre o ocorrido com pessoas que lhe são próximas.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

No ano de 2020 segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil no ano passado são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas. Com estatísticas como essas, faz sentido levar a segurança a sério ao dirigir uma moto.

Tacofobia – Medo de velocidade. Embora não seja reconhecida como uma fobia real, a simples sensação de velocidade pode causar ansiedade numa pessoa.

Pessoas que sofrem de Fonofobia têm medo de barulho, e esse fenômeno é reconhecido como um distúrbio de ansiedade que está relacionado ao som alto e não um transtorno auditivo.

Se você está procurando uma moto segura e confiável, a Honda CB500X é uma excelente escolha. A Yamaha MT-07 é outra moto que é considerada uma das mais seguras do mercado.

7 modelos de motos para iniciantes

  • 1 - Dafra Citycom 300i. Graças às grandes rodas de aro de 16 polegadas, este modelo tem melhores capacidades em estradas ruins. ...
  • 3 - Honda PCX. ...
  • 4 - Honda Pop 110i. ...
  • 5 - Honda CG 125i Fan. ...
  • 6 - Yamaha XTZ 250 Ténéré ...
  • 7 - Honda Biz 110i, modelo de motos para iniciantes excelente.