Como perder barriga sendo magro?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Então, o ideal é investir em exercícios de ganho de massa muscular e em atividades aeróbicas de muito volume e baixa intensidade, para manter a queima de gordura sem emagrecer demais. Quanto mais massa magra tiver, mais fácil ficará queimar a gordura localizada”, explica.

COMBATENDO A FLACIDEZ NA BARRIGA
A primeira coisa que você precisa saber é que, antes de tonificar os músculos dessa região, você precisa perder gordura. Para isso é importante apostar em exercícios com alta queima calórica que irão te ajudar a acelerar o processo além, claro, de investir em uma alimentação balanceada.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

O acúmulo de tecido adiposo, também chamado de lipodistrofia, é causado principalmente por uma dieta inadequada, rica em alimentos gordurosos e carboidratos brancos (refinados), e a falta de exercícios físicos. Quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta, esse excesso é armazenado na forma de gordura.

Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga. E essa é uma luta tanto de homens quanto de mulheres, que costumam sofrer mais após a menopausa, em decorrência da baixa produção hormonal.

Os melhores exercícios para queimar gordura localizada são aqueles que gastam muitas calorias em 1 hora de atividade, como os seguintes aeróbicos:

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Dormir entre 7 a 9 horas por noite é fundamental para perder a barriga, porque é durante o sono que acontece a produção de GH, um hormônio que participa da queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. Conheça a quantidade de horas indicada para cada idade.

De acordo com o site Livestrong, combinar três séries de abdominais com 25 a 50 repetições cada é ideal para quem pretende esculpir a zona da barriga. Melhor ainda, só precisa de fazer abdominais três vezes por semana se estiver simultaneamente a praticar exercícios cardiovasculares e a fazer treinos de força.