Como perder a Glossofobia?

Perguntado por: acrespo3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Tente pensar em como eles vão tirar valor da sua apresentação. Isso porque você está dando uma aula, falando um assunto que você domina (e mesmo se não dominasse antes, depois de ensaiar o seu roteiro, você domina).

Segundo o especialista em terapia comportamental, Nicodemos Borges, a glossofobia é resultado das experiências construídas pelo indivíduo durante a sua vida, incluindo traumas na infância. Ademais, muitas vezes ela também está atrelada com a baixa autoestima, ou com o perfeccionismo.

Caso seja na voz a alteração é chamada de DISFONIA, na qual a voz apresenta rouquidão, oscilações, quebras de sonoridade. Caso seja na articulação dos fonemas da fala, é chamado de DISFLUÊNCIA. Provavelmente está apresentando um quadro de DISFONIA. Deverá procurar um Fonoaudiólogo para uma avaliação e tratamento .

Tratamento da malaxofobia
A terapia é uma das formas de tratamento mais recomendada. Além disso, a terapia comportamental é uma das que mais oferece resultados positivos e duradouros. Em casos graves, a pessoa pode ser indicada a procurar um psiquiatra para lidar com os sintomas da ansiedade.

Glossofobia: medo de falar em público.

Tratamento da glossofobia
As técnicas de relaxamento, bem como terapias alternativas, por exemplo meditação e acupuntura, podem ajudar a diminuir os sintomas. A medicação pode ser outro recurso auxiliador. Em razão disso, procure um profissional da saúde psiquiátrica.

O caminho para a cura da insegurança emocional tem momentos de muita dor e angústia, pois você terá que lidar com emoções muito fortes, como o medo e a rejeição. Por isso, é muito importante que você tenha o amparo de um profissional com quem você possa trilhar esse caminho com segurança e firmeza.

Falar alto não é gritar
Pois além de prejudicar as cordas vocais, o som estridente incomoda quem está ouvindo, o que também pode prejudicar a aprendizagem do conteúdo. Assim, a dica é projetar a voz ao falar alto, ou seja, imaginar o som sendo direcionado para pontos específicos.

Sintomas da glossofobia
Desconforto físico que leva a náuseas e pânico; Aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e transpiração; Dilatação das pupilas e outras manifestações físicas.

Apesar de ter os sintomas semelhantes à sociofobia, é necessário diferenciá-la da glossofobia. Isso porque a fobia social é caracterizada pelo medo de estar em público e de ser avaliado negativamente pelos outros.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

Existem alguns exercícios que ajudam a melhorar a dicção, que podem ser feitos sozinho em casa ou com a ajuda de um fonoaudiólogo.

  1. Exercícios para relaxar e fortalecer a musculatura facial. ...
  2. Falar com a articulação fechada. ...
  3. Falar trava-línguas. ...
  4. Leitura de vogais. ...
  5. Gargarejar com água.

Faça mudanças no ambiente.

  1. Feche as janelas e portas para reduzir os ruídos externos.
  2. Aproxime-se mais de quem está falando com você, para que haja menos espaço a ser preenchido pela sua voz.
  3. Vá para um cômodo pequeno. Lugares muito amplos dispersam o som e é natural precisar falar mais alto.

A Glossofobia é uma palavra derivada do grego que representa o medo de falar em público, e atinge 75% da população mundial, de acordo com estudos científicos.

5 Passos para Superar o Medo no Palco

  1. Respire e relaxe seu corpo. ...
  2. Não lute contra o susto do palco ... ...
  3. Chegue cedo. ...
  4. Pratique o máximo possível (antes do grande dia) ...
  5. Aprenda a improvisar.

Fobia é um substantivo feminino e tem origem no grego phóbos e no francês phobie. A glossofobia é um um medo exagerado ou uma aversão absurda a palavras (glosso-), mais especificamente, medo de falar em público. Como toda fobia, promove uma sensação patológica de angústia e que não passa logo.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

Continuar lendo Quem trata glossofobia?