Como pensam os millennials?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Diferentemente das outras gerações, os millennials são mais críticos e exigentes, principalmente no curto prazo. Eles amam estar conectados o tempo todo! Portanto, o foco na experiência do usuário é essencial para agradar esse tipo de público.

Quem são os “Millennials”? Millennials são pessoas que pertencem à geração Y, ou seja, todos aqueles nascidos entre 1981 a 1995.

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, a geração Y busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e isso significa tempo e espaço para si: as preferências são 'tempo de lazer suficiente para minha vida privada' (57%), seguido por 'horário de trabalho flexível' (45%) e 'reconhecimento e respeito ...

Para os jovens e adultos dessa geração, esses comportamentos são fundamentais porque criam conexões com as outras pessoas. E isso, para os millennials, é sim a definição de felicidade. É o ser feliz com propósito.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996.

Uma pesquisa publicada em 2022 pela consultoria internacional McKinsey revelou que os níveis de bem-estar social e emocional da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) são os mais baixos entre todas as gerações.

Millennials

Antes, você realmente sabe quem são os Milennials? Muito provavelmente você que está lendo agora é um deles. Os Millennials, ou Geração Y, são os nascidos entre as décadas de 80's e 90's.

Segundo estudiosos, para eles a vida funciona da seguinte forma: Quando a realidade da vida de alguém é melhor do que eles esperavam, ele fica feliz. Quando a realidade acaba por ser pior do que as expectativas, torna-se infeliz. Isto leva a outros atributos da geração Z.

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

[milenar; (inf.) pessoa nascida por volta de 1980 a 1990, pessoa da Geração Y] O termo millennial sempre foi utilizado com o significado de “milenar”, ou seja, aquilo que se refere ou pertence a um determinado milênio.

Ele argumenta que o modelo de transferência de riqueza intergeracional, no qual a geração millennial se tornaria a geração mais rica por herança, faz sentido apenas para o grupo do 1% mais rico do mundo. "Aplica-se a pessoas que têm tanto que não conseguiriam gastar toda sua riqueza", explica o pesquisador.

Forte curiosidade e busca de independência
Muito versáteis e livres, os nascidos nessa geração tem um perfil mais independente. Com acesso a smartphones e à internet desde pequenos, eles sabem, por exemplo, recorrer ao Google para tirar dúvidas e buscar informações sem ajuda.

“Eles valorizam muito mais a opinião dos seus semelhantes do que uma comunicação unilateral, geralmente utilizadas por marcas para falar com as gerações anteriores. A geração Z quer fazer parte de alguma coisa e se comunicar de maneira muito mais direta com seus interesses”, explica Ricardo.

São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

Use da criatividade para atrair esses jovens! Eles podem ser workaholics, mas, ao mesmo tempo, a geração Z preza pela individualidade e vida social – fora do trabalho. E para essas duas coisas existirem, jornadas de trabalho restritas podem fazer eles desistirem de trabalhar na empresa.

A Geração Z valoriza a transparência, isso inclui feedback dos funcionários e resenhas on-line. As resenhas e comentários no Glassdoor, LinkedIn e outras redes sociais são tão importantes no recrutamento senão mais – quanto na hora de comprar um livro na Amazon.

Definições amplamente citadas no site do Pew Research Center descrevem os millennials como aqueles nascidos entre 1981 e 1996.

Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.

Continuar lendo Como atrair millennials?