Como pegar o Curupira?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Agora, achar por conta própria o curupira na floresta é quase impossível, pois seus pés ao contrário tornam sua localização improvável. O curupira é um habitante nato das florestas, então, para encontrá-lo, é necessário adentrar na mata densa.

A lenda narra que o curupira não gosta de estar em locais densamente povoados e, por isso, evita estar onde estão muitos humanos. O ambiente natural do curupira é a floresta e, por isso, os indígenas temiam tanto entrar nela.

Outras versões da lenda falam que fazer um nó com cipó é uma forma de escapar dos encantamentos desse ser. O curupira também pode atormentar humanos que se encontram na floresta por meio de assovios ininterruptos.

Protetor dos animais e das matas, o Curupira também é chamado de Caiçara, Caapora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caipora, Anhangá...

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.

Quem atira nos bichos por diversão ou persegue as fêmeas com filhotes sempre acaba caindo em uma das armadilhas do Curupira. Seu truque predileto é se transformar em paca, tatu, onça ou qualquer outro bicho e atrair os caçadores para o meio da floresta, onde eles ficam perdidos para sempre.

Lenda do folclore brasileiro
Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas. Como suas pegadas ficam ao contrário, muitos invasores ficam confusos e se perdem nas matas.

Resposta verificada por especialistas
A fruta preferida do Curupira é a manga, assim como seu prato predileto é a salada de folha de manga.

A caipora é uma personagem do folclore brasileiro. Sua lenda fala de um ser, entendido por alguns estudiosos como uma espécie de duende, que habita as florestas brasileiras. A residência da caipora é literalmente o interior do mato, nos locais de difícil acesso, onde a mata é densa.

Durante esse fenômeno, a lenda conta, é possível capturar o saci. Para isso, basta lançar um certo tipo de peneira no meio do redemoinho. Aquele que captura o saci deve retirar o gorro de sua cabeça para que ele perca seus poderes sobrenaturais. O último ato é aprisioná-lo em uma garrafa com uma cruz desenhada nela.

Ele era muito temido tanto pelos índios quanto pelos navegantes, que o consideravam extremamente perigoso, e por isso sempre ofereciam fumo e cachaça para tentar agradá-lo. O motivo de tanto medo é porque ele não só faz as pessoas se perderem na floresta, mas também pode torturar e matar a quem o desrespeitar.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

Caipora tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua autorização, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite. Por ser muito veloz às vezes as pessoas apenas sentem Caipora como se fosse uma rajada de vento no mato.

Em suas habilidades inclui a capacidade de entrar na mente das pessoas e descobrir traumas passados, tendo assim, uma vantagem sobre elas.

Do Maranhão para o sul até o Espírito Santo, seu apelido constante é Caipora. Eduardo Galvão informa: "Curupira é um gênio da floresta. Na cidade ou nas capoeiras de sua vizinhança imediata não existem currupiras. Habitam mais para longe, muito dentro da mata.

Rápido, esperto e dono de uma força extrema, ele é descrito como um menino de cabelos vermelhos. Quando encontra caçadores tentando matar as crias ou homens que aparecem para cortar e queimar as árvores, o Curupira faz barulhos, batendo nos troncos e assoviando, para assustá-los.