Como pega retinoblastoma?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

A principal causa da doença é a hereditariedade. As crianças que herdam a mutação no gene Rb1, que está presente em todas as células do corpo humano, têm mais chances de desenvolver esse problema. Cerca de 50% das crianças diagnosticadas com retinoblastoma virão a transmitir a mutação genética para os seus filhos.

Nas últimas décadas, com os grandes avanços no tratamento do retinoblastoma, muitas crianças tratadas vivem bem até a idade adulta.

A boa notícia é que mais de 90% dos casos de retinoblastoma tem cura em estágio, sendo grande parte deles com preservação da visão.

A doença pode causar cegueira e levar à morte, mas tem chances de cura em até 100% dos casos se diagnosticada a tempo. Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde.

O diagnóstico precoce do retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento. Ele pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança, utilizando o Teste do Reflexo Vermelho.

A doença é mais comum entre as crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, mas também pode acometer bebês com menos de 1 ano. A cada 14 mil crianças, uma pode nascer com a doença.

Reflexo pupilar branco.
Esse é o sinal mais frequente da doença.

Causas dos tumores oculares
Os tumores podem ter origem genética, quando são relacionados a mutações em determinados genes que controlam o surgimento de tumores. Também podem ser hereditários, quando são herdados do pai ou da mãe, como o retinoblastoma e neurofibromas.

O sintoma mais comum é a presença de um reflexo brilhante/esbranquiçado no olho. Esse reflexo pode ser melhor percebido em fotos, quando a luz do flash bate sobre os olhos. As crianças também podem apresentar: Estrabismo (olho vesgo);

Os retinoblastomas podem causar outros sinais, como estrabismo (presente em até 1/4 dos casos), tremor e vermelhidão persistente nos olhos. O uso do flash é muito simples, já que hoje todo mundo tem celular.

Tomografia computadorizada
Esta varredura é usada para verificar se o melanoma se disseminou além das estruturas próximas. Também pode ser usado para diagnosticar a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado.

Em um estágio inicial, o câncer no olho pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local ou de pequenas cirurgias. O prognóstico é favorável e raramente ocorre metástase — que é a disseminação do câncer pelo organismo. No entanto, se a lesão for muito grande pode ser necessária a remoção de todo o globo ocular.

O custo da cirurgia de pterígio varia de acordo com o profissional, equipe médica e local de realização escolhido, podendo custar a partir de R$ 2.000,00. A cirurgia de pterígio é realizada em uma sala de cirurgia por um oftalmologista e anestesista.

A investigação para se chegar ao diagnóstico pode ser feita pelo neonatologista ainda na maternidade ou pelo oftalmologista, nos exames de rotina dos primeiros anos de vida da criança, por meio do Teste do Reflexo Vermelho.

A tomografia computadorizada pode determinar o tamanho de um tumor de retinoblastoma e quanto ele se espalhou dentro do olho e para áreas adjacentes. A cintilografia óssea mostra se o retinoblastoma se disseminou para o crânio ou outros ossos.

Como é feita a cirurgia do retinoblastoma? O procedimento é realizado com internação no hospital e com anestesia geral. Além da remoção do globo ocular, o procedimento também conta com um implante orbital feito de silicone ou hidroxiapatita.

O casal Tiago Leifert e Daiana Garbin
A doença afeta a região da retina. Através do Instagram, eles resolveram alertar outros pais. Segundo eles, foi em outubro de 2021, perto do aniversário do primeiro ano de Lua, que descobriram a doença depois de Tiago reparar uma luz branca no olho da menina.

' Ele pode matar se virar extraocular e atingir o sistema nervoso central." O principal sintoma do retinoblastoma é a manifestação de um reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados durante à noite.

Na maioria das vezes, a cegueira não pode ser revertida e a pessoa precisa se adaptar à condição. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vêm desenvolvendo um dispositivo que pode mudar essa realidade.

Como identificar o retinoblastoma

  1. Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash;
  2. Estrabismo em um ou ambos os olhos;
  3. Alteração da cor do olho;
  4. Vermelhidão constante no olho;
  5. Dificuldade para enxergar, que faz com que o bebê tenha dificuldade para perceber e agarrar objetos próximos.